Data de Hoje
29 March 2024

Chuvas forte causam alagamentos em Salvador

As chuvas que ocorrem em Salvador desde a madrugada deste domingo (05/12) acontecem por conta da formação de áreas de instabilidade associadas a um cavado, região na atmosfera onde ocorre uma ondulação no sentido horário do fluxo de ventos e uma tendência à queda da pressão atmosférica, que se instalou no Nordeste.

Os bairros em que foram registrados os maiores acumulos de chuvas são Brotas, Engenho Velho de Brotas, São Cristóvão, Cidade Baixa – Monte Serrat e Campina de Brotas.

Nos primeiros cinco dias de dezembro, o acumulado de chuvas em Salvador foi de 44,6 mm, medido pelo pluviômetro de referência em Ondina, está 76,7% acima da Normal Climatológica para o mês de dezembro que é de 58,1 mm –, registrada pela Estação Pluviométrica do Inmet (Ondina).

Segundo informacoes do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec) a previsão é que o temporal alivie a partir da tarde de hoje, e que na segunda-feira (06) o padrão se repita,

Em nota a Codesal ressalta que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199