Data de Hoje
19 June 2021

Cidade Baixa ganha série de entregas e anúncio de obras

Entre as novidades estão o início da requalificação das praças da Madragoa, Dendezeiros e Mares, além da reconstrução de uma escola e construção de um CMEI
A Cidade Baixa recebeu nesta quinta-feira (10) uma série de entregas através do Gabinete da Prefeitura em Ação nas áreas de educação, infraestrutura e social. O prefeito ACM Neto também anunciou uma série de obras, a exemplo da requalificação das praças da Madragoa, Dendezeiros e Mares, além da reconstrução da Escola Municipal da Bela Vista do Lobato e construção de um novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no Uruguai. Serão, ao todo, 40 intervenções através do programa Salvador Bairro a Bairro, com R$ 11 milhões em investimentos. A próxima região administrativa a receber a estrutura municipal será Itapuã, com previsão para o dia 16 de outubro.
Neto e sua equipe visitaram ainda as instalações da Fábrica Cultural, instituição liderada pela cantora Margareth Menezes para atividades artísticas e de economia criativa. Na ocasião, o prefeito conheceu as atividades desenvolvidas pela instituição, na companhia da cantora e da diretora de Projetos, Tereza Carvalho, e se comprometeu a ajudar na requalificação do espaço, para transformá-lo num centro multiuso de artes e integração social. “Há muito pretendia essa conversa com Margareth para firmarmos uma parceria. A Prefeitura está disposta a ajudar na construção da nova sede e já vou solicitar às secretarias de Cultura e Turismo, de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego e de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza que deem início à essa parceria”, afirmou à Margareth, que recebeu o anúncio emocionada.
Educação – Foram mais de dez horas ininterruptas de trabalho, a começar pela educação. Nessa área, foram entregues dois CMEIs e uma unidade de ensino. O de Nossa Senhora das Graças, que fica na Vila Militar, foi completamente recuperado para oferta de serviços com qualidade às 187 crianças da creche e pré-escola. No local, foram realizadas revisão da cobertura, elétrica e hidráulica, reforma geral dos sanitários, cozinha e depósito da merenda, instalação de revestimento cerâmico e forro, construção de uma sala multiuso, troca das esquadrias, portas, fechaduras e tubulação de gás, além de outras melhorias.
No CMEI Arlete Magalhães, que conta com 100 alunos, entre os serviços executados estão revisão da cobertura com substituição de telhas danificadas, adaptação de duas salas de aula e um banheiro para pessoas com deficiência, instalação de forro, construção de uma casinha de boneca para as crianças, criação de depósito para lavanderia, material escolar e, troca das esquadrias, portas e fechaduras. Já na Escola Municipal Eufrosina Miranda, no Lobato, toda a estrutura foi reconstruída, contemplando salas de aula, quadra poliesportiva, refeitório, banheiros, entre outras instalações, beneficiando 637 alunos da pré-escola, ensino fundamental e educação de jovens e adultos.
Praças – Três novos equipamentos públicos foram inaugurados após intervenções da Secretaria de Manutenção (Seman). Tratam-se das praças da Pedra Dourada, no Lobato, e Professor Alberto Albergaria, na Ribeira, que integram o programa Salvador Bairro a Bairro. A Praça João de Deus, no Lobato, que conta, entre outras novidades, com espaço para pequenas apresentações e espaço infantil. A Praça da Pedra Dourada agora conta com toda estrutura de lazer e meios de cuidar da saúde através da prática de esportes. O equipamento conta com espaço infantil para os pequenos com até cinco anos de idade; parque infantil para aqueles que têm entre cinco e doze anos; casa de Tarzan e mini passarela, dando a sensação de aventura na selva; mini quadra de futebol, mastro, academia de ginástica, iluminação cênica, paisagismo e mobiliário urbano.
Homenagem ao professor e antropólogo Roberto Albergaria, morto em julho aos 61 anos, a praça homônima fica localizada no bairro da Ribeira, inserida no seio da Península Itapagipana. De acordo com a Seman, toda a estrutura do espaço foi pensada para que a memória do irreverente professor não seja esquecida, exaltando seus trabalhos. O espaço terá todos os atrativos das modernas praças construídas pela Prefeitura, mas contará com alguns aditivos específicos, como a instalação de cinco quiosques, sanitários e um píer com guarda corpo em aço inox. As estruturas para o comércio foram criadas com revestimento em eucalipto e posicionadas para que o mar esteja à vista de todos os frequentadores.
Social – Para melhorar o atendimento na área social, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps) entregou reformado o Conselho Tutelar localizado no bairro de Roma, beneficiando cerca de 200 pessoas por mês. Foram realizadas melhorias no piso, portas, além de revisão elétrica e pintura. Também foram instalados novos equipamentos, como computadores e mobiliário. Essa unidade atende a 26 áreas de abrangência, a exemplo de Alagados, Bonfim, Baixa do Fiscal, Baixa da Mangueira, Baixa do Petróleo, Boa Viagem, Bonfim, Calçada, Caminho de Areia, Dendezeiros, Itapagipe, Jardim Belvedere, Jardim Cruzeiro, Mares, Massaranduba, Monte Serrat, Pedra Furada, Ribeira, entre outras.
Campos – Dois campos foram recuperados pela Diretoria Geral de Esportes (DGEL), órgão da Semps. Um dos equipamentos fica no Caminho de Areia e o segundo no Areal – sendo este incorporado à Praça Roberto Albergaria. No Campo da Lasca, no Caminho de Areia, foram recuperados alambrados e vestiário através da Schin, por meio do programa “Salvador em Campo”, que prevê a adoção de espaços desse tipo pela iniciativa privada. A Prefeitura realizou todo o serviço de drenagem – problema agravado sempre em dias de fortes chuvas – e revisão da iluminação, além de melhorias urbanísticas no entorno. Já no Areal, foram substituídos alambrado e iluminação, com recursos municipais.
Outras atividades – O prefeito e sua equipe também realizaram reuniões na sede da Prefeitura-Bairro da Cidade Baixa, inclusive com conselheiros comunitários, e uma vistoria às obras de requalificação da orla da Ribeira. Além de melhorias no sistema viário, as obras na região compreendem criação de calçadões onde antes não existiam, implantação de via com circulação compartilhada entre veículos, pedestres e ciclistas, novo mobiliário urbano, implantação de equipamentos de ginástica e parque infantil.
fonte :
Facebook Comments