Data de Hoje
20 April 2024
Foto: Reprodução

Cientistas estrangeiros pedem cancelamento das Olimpíadas temendo Zika vírus

Um grupo de 100 cientistas enviou uma carta à Organização Mundial da Saúde (OMS) pedindo a transferência ou adiamento dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, devido ao surto do vírus Zika.

Classificando como “antiética” a manutenção das Olimpíadas diante das descobertas recentes sobre a zika, os especialistas pedem também que a OMS reveja com urgência suas recomendações sobre o Zika, que está relacionado a uma série de problemas no nascimento, incluindo microcefalia.

Os cientistas também comentam o “fracasso” na tentativa do governo brasileiro de erradicar o mosquito e da existência de um sistema de saúde “fragilizado” do país como razões para o adiamento ou transferência da Olimpíada, que acontecerá no mês de agosto.

O documento é assinado por 125 cientistas, médicos e especialistas em ética médica de instituições como as universidades de Oxford, no Reino Unido, Harvard e Yale, ambas nos Estados Unidos. A carta diz ainda que o adiamento ou a transferência dos Jogos possibilitaria também uma diminuição em “riscos trazidos por uma turbulência história na economia, governança e na sociedade do Brasil – que não são problemas isolados, mas que fazem parte de um contexto que tornam o problema do Zika impossível de resolver com a aproximação dos Jogos”.

Click Notícias