Data de Hoje
5 May 2024

Coaf detectou tentativa de depósito de R$ 20 milhões em espécie para operador de Temer, diz Lava-Jato

A procuradora Fernanda Schneider, da força-tarefa da Lava-Jato no Rio, informou que foi identificado pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) que houve uma tentativa de depósito de R$ 20 milhões em espécie, em outubro do ano passado, na conta da Argeplan, do coronel Lima, amigo do ex-presidente Michel Temer também preso nesta quinta-feira.

— É apenas uma comunicação do Coaf. Precisa ser melhor esclarecida. Mas isso ocorreu depois da prisão do coronel Lima. É um indicativo que a organização criminosa continua atuando — informou a procuradora.

Policiais estiveram no apartamento do coronel, na Vila Andrade, zona sul de São Paulo. Três enfermeiros foram chamados porque a mulher dele, Maria Rita Fratezi, teria passado mal. Ela também foi presa, acusada de atuar na lavagem de dinheiro por meio da reforma de um imóvel da filha de Temer, Maristela.

Um advogado do casal acompanhou a ação da polícia no apartamento, assim como o promotor Thiago Lacerda. O casal deixou o prédio por volta das 16h30, seguindo direto para o aeroporto de Guarulhos, de onde seguirão para o Rio.

No pedido de prisão feito pelo Ministério Público Feral (MPF) no Rio, os procuradores da Lava-Jato afirmam que Temer é o chefe de uma organização criminosa que atua há 40 anos no Rio.

Além do ex-presidente e João Baptista Lima, também foram presos nesta quinta-feira Carlos Alberto Costa, Carlos Alberto Costa Filho, Othon Luiz Pinheiro da Silva, Ana Cristina da Silva Toniolo, Wellington Moreira Franco, Maria Rita Fratezi, Vanderlei de Natale e Carlos Alberto Montenegro Gallo.