Data de Hoje
19 April 2024

Cobrança de estacionamento em shoppings ainda não tem data exata, mas será em junho

Procuradoria do Município disse não há mais recurso contra cobrança de estacionamento

RTEmagicC_d754ee0ac1.jpg

A Procuradoria Geral do Município (PGM) afirma que “não há mais recurso a ser interposto na Justiça”, sobre a cobrança do estacionamento nos shoppings. “A decisão já transitou em julgado, percorreu todas as instâncias, incluindo até a mais alta Corte, que é o Supremo Tribunal Federal, e só compete agora ao município cumprir sob pena de multa”, afirma a procuradoria, em parecer encaminhado à Sucom.

A procuradoria alerta ainda sobre “o risco dos gestores responderem na Justiça civil e criminalmente pelo não cumprimento de uma decisão judicial”, de acordo com a nota divulgada ontem pela Prefeitura de Salvador.

A Sucom informou que vai discutir o assunto com a entidade que representa os shoppings e que a cobrança não será cumprida de imediato. O coordenador regional da Associação Brasileira dos Shopping Centers (Abrasce), Edson Piaggio, informou que aguarda o contato da prefeitura para discutir o assunto, mas garantiu que a cobrança nos estacionamentos dos oito principais shoppings da cidade deve começar ainda este mês.

“Estamos abertos ao diálogo e queremos discutir o assunto com o poder público. A cobrança ainda não tem uma data exata, mas a expectativa é de que comece ainda em junho”, disse.

Ele afirmou que a decisão judicial não impede que se negocie uma solução em comum acordo com a prefeitura. Segundo a Abrasce, uma decisão judicial de janeiro de 2014 autorizava a regulamentação da cobrança e determinava multas diárias de R$ 10 mil caso a prefeitura descumprisse a determinação.

Um novo parecer da Justiça em abril deste ano voltou a ratificar o direito dos shoppings centers de cobrarem pelo serviço de estacionamento e elevou o valor da multa para R$ 50 mil diários, a partir da data de notificação.