Data de Hoje
30 April 2024

Codesal mobiliza voluntários para doação de sangue no Hemoba

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Cerca de 60 voluntários da formação Mobiliza Defesa Civil, da Defesa Civil de Salvador (Codesal), participaram nesta sexta-feira (5) de uma capacitação que visa disseminar as ações da instituição em comunidades de risco da capital baiana. A formação dura cinco horas e pode ser feita por qualquer cidadão.

Durante a formação em ações da Codesal, a entidade promove convites aos participantes para que colaborem com o Hemoba como doadores, de modo a auxiliar com a instituição em um momento de baixa nos estoques. “Temos mais de mil voluntários cadastrados, aos quais enviamos mensagens convidando para realizar a doação, o que é também reforçado durante a formação”, explica a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas do órgão, Fabiana Santana.

As aulas acontecem sempre na primeira sexta-feira de cada mês e, para participar, é preciso entrar no site da Codesal (www.codesal.salvador.ba.gov.br), acessar a aba Seja Voluntário, preencher as informações e aguardar a resposta através do e-mail cadastrado.

De acordo com Fabiana, ainda há muita informação a ser desmistificada em relação à doação de sangue. “Percebemos que ainda há medo, preconceito e falta de informações precisas sobre o tema. Às vezes, as pessoas não sabem o que é necessário para doar. Então sugerimos que os cidadãos compareçam ao Hemoba para concluir a doação, além de se informar ainda mais sobre o assunto. Nossos colaboradores já passam por esse processo e aproveitamos essa porta de entrada, com 60 voluntários por mês, para fazer esse incentivo”, destaca.

A formação é dividida em quatro módulos. O primeiro, Defesa Civil Institucional, apresenta as ações da Codesal e de outras secretarias. O segundo, Primeiros Socorros, demonstra como prestar o primeiro atendimento em casos de situações de crise. O terceiro módulo, Mudanças Climáticas, explica a situação e o papel deles neste processo de alterações constantes. Além de Percepção de Risco em Defesa Civil, onde engenheiros da Codesal ensinam as pessoas a perceber quando determinado local ou moradia corre riscos estruturais.

Reinaldo de Jesus Santos está há 12 anos colaborando com a Defesa Civil. Morador da Cidade Nova, ele acredita que o convite à doação é a melhor forma de ampliar o número de participantes. “É sempre importante contribuir. Sempre que posso estou disposto a participar, pois acredito estar ajudando a salvar vidas. Além disso, a formação me ajuda a agregar mais conhecimentos e disseminar a informação”.

“Acho válido conciliar esses fatores de segurança da cidade com a preocupação com a saúde pública, com mais pessoas de voluntariando para o bem da cidade. Moro em comunidade de risco e acredito que dividir conhecimento é sempre importante”, avalia a auxiliar administrativo Raiane Soares, de 33 anos.

Reportagem: Ana Virgínia Vilalva e Eduardo Santos/Secom PMS