Data de Hoje
19 April 2024

Com baixo estoque, Bancos de Leite Humano (BLH) de Salvador precisam de doadoras

O Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado nesta quinta-feira (19), é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno. A data também chama a atenção da sociedade para a importância da doação de leite para os Bancos de Leite Humano (BLH).

Nesta quinta, o Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Climério de Oliveira, localizado em Salvador, convida lactantes para contribuírem com o estoque de leite, que está abaixo do necessário para atender a demanda. Atualmente, a maternidade tem 50 litros de leite humano, quando o ideal seriam 120 litros.

Para doar, a lactante precisa estar saudável, produzir mais leite do que o necessário para o seu bebê, preencher um formulário e enviar os exames mais recentes, realizados durante o período de pré-natal.

Após a aprovação do cadastro, o Banco de Leite vai orientar a lactante sobre a ordenha, a coleta e o armazenamento do leite. Qualquer quantidade pode ser doada. Além disso, não é necessário sair de casa para doar. O banco entrega os frascos para armazenamento e todas as semanas, com apoio do Corpo de Bombeiros da Bahia, recolhe os frascos com o leite doado em atendimento domiciliar.

Mais informações sobre a doação no Banco de Leite Humano da Maternidade Climério de Oliveira estão disponíveis no telefone (71) 3283-9264. O banco fica na Rua Limoeiro, no bairro de Nazaré.

O que é o BLH
O BLH é um serviço especializado em oferecer ações de apoio, proteção e promoção do aleitamento materno, dedicando-se à assistência das mães e dos bebês durante o processo de amamentação. Além disso, executa atividades de coleta, seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite materno doado voluntariamente por mães.

Os bebês prematuros, considerando a sua condição de saúde e de internação, têm dificuldades de sugar o leite materno. Por isso, o leite humano do banco de leite é a melhor opção para alimentação de crianças internadas que, por algum motivo, não podem ser amamentadas diretamente no seio materno. A doação de leite materno pode ser feita por mães saudáveis que estejam amamentando seus filhos. Um frasco de leite materno pode ajudar a alimentar até dez bebês.

“O leite materno protege contra infecções importantes e evita que crianças prematuras  tenham complicações, e traz diversos benefícios para os bebês prematuros e de uma forma geral. Mas, em especial para os bebês de risco que estão mais propensos ao óbito, por conta da fragilidade em que se encontram”, disse a coordenadora do Centro de Aleitamento e Banco de Leite da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp),  professora Kelly Pereira Coca.

A bióloga e doula [profissional que acompanha a gestante durante a gravidez, parto e período pós-parto], Luana da Silva Freitas, de Ouro Preto (MG), conta a experiência de doar. “Doar leite materno é uma via de mão dupla porque favorece a pessoa que está doando, no sentido de esvaziamento dos seios, já que evita algumas alguns problemas como a mastite, facilitando assim a amamentação do bebê, e ajuda bebês prematuros que não podem, por inúmeras razões, receber o leite materno da sua mãe”.

Onde doar
Além da Maternidade Climério de Oliveira, outros bancos de leite recebem doações em Salvador. Confira a lista:

  • Banco de Leite do Hospital Geral Roberto Santos; Endereço: Estrada do Saboeiro, Cabula; Telefone: 3117-7851
  • Banco de Leite Humano da Maternidade Professor José Maria de Magalhães Neto; Endereço: Rua Marques de Maricá , Pau Miúdo; Telefone: 71-3111-9350
  • Banco de Leite Humano do IPERBA; Endereço: Rua Teixeira de Barros, 72 Brotas; Telefone: 71-3116-5118
  • Posto de coleta de leite humano da maternidade Tysilla Balbino; Endereço: Ladeira de Quintas dos Lázaros , S/N, 00 Baixa de Quintas; Telefone: 71-3116-2086

 

  • Foto: Divulgação
  • VARELANET