Data de Hoje
21 April 2024

Com entrega no Vale das Pedrinhas, Prefeitura já reformou ou construiu 240 campos e quadras em dois anos

Fotos: Valter Pontes/Secom

Com a entrega de um novo equipamento esportivo com gramado sintético no Vale das Pedrinhas, na noite desta quinta-feira (1º), a Prefeitura de Salvador já reformou ou construiu, desde o início da atual gestão municipal, 240 campos e quadras em todas as regiões administrativas da capital baiana. Deste total, 25 campos possuem grama sintética. Outros 31 espaços esportivos estão passando por obras e devem ser entregues ao longo do segundo semestre deste ano. A expectativa da Prefeitura é construir 60 campos com grama sintética até o fim de 2024.

 

No Vale das Pedrinhas, a área, que anteriormente era abrigo de animais e lixo, se tornou um equipamento esportivo de alto padrão e foi entregue aos moradores na noite de quinta-feira (1º) pelo prefeito Bruno Reis. O espaço, que era uma reivindicação da comunidade, foi festejado com apresentação da fanfarra da Escola Municipal Teodoro Sampaio.

 

As intervenções no local foram realizadas por meio da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e pela Superintendência de Obras Públicas do Salvador (Sucop). A área no entorno do campo foi contemplada com a construção de vestiários, arquibancadas e passeios. O investimento municipal no local foi superior a R$706 mil.

 

O prefeito Bruno Reis destacou o empenho do município em ofertar à comunidade um espaço de qualidade para a prática esportiva, mas que também solucionasse as demandas dos moradores de acesso às residências próximas ao campo. “Conseguimos atender as famílias, que passaram a ter maiores condições de chegar em suas casas, e também as pessoas que gostam de jogar bola. Temos no esporte uma ferramenta de inclusão social. O esporte promove saúde, disciplina, foco e ajuda milhares de jovens a estarem longe do crime e da marginalidade”, contou.

 

Bruno Reis também lembrou os investimentos na região realizados nos últimos anos e como eles estão promovendo transformação social para a comunidade. “Estamos fazendo a nossa parte, principalmente no enfrentamento à violência investindo no esporte. Podemos ajudar fazendo a cidade crescer e gerando emprego e renda, investindo na educação, equipamentos culturais, de lazer e humanização, como o canal que fizemos a urbanização na entrada do bairro, ou espaços de saúde como o Multicentro de Amaralina”, detalhou.

 

O prefeito ainda revelou as próximas entregas e intervenções que serão feitas na região, a exemplo da reconstrução da Escola Municipal Professora Anita Barbuda, no Nordeste de Amaralina, que está em execução e cujo o projeto prevê uma piscina semiolímpica; a reforma em andamento de 200 casas através do programa Morar Melhor; e a conclusão do projeto de urbanização da comunidade do Pé Preto, em Santa Cruz, no qual a Prefeitura irá construir 241 unidades habitacionais para cidadãos que vivem em situação de vulnerabilidade.

 

Mãe do pequeno André Filho, de 11 anos, Vanusa Carvalho afirmou ter realizado um sonho com a construção do campo. “Estamos vivendo no paraíso. Relato a meu filho que a nova geração não tem ideia de como era a área deste campo. Aqui era abrigo de cavalo e porco, mato para todo lado, muito lixo. Era uma situação complicada, mas agora estamos muito agradecidos com essa renovação para a comunidade”, contou entusiasmada.

 

Para o titular da Sempre, Júnior Magalhães, a entrega do equipamento é positiva para os cidadãos em diversos aspectos. “Certos de que o esporte vai além do entretenimento, mas também traz disciplina e transforma a vida das pessoas, a Prefeitura se empenha cada vez mais em elevar o número de equipamentos ofertados à população soteropolitana. A medida fortalece os vínculos comunitários e afasta as crianças da criminalidade”, destacou o secretário.

 

Clareou, é Gol – Para incentivar a prática esportiva em horários alternativos, especialmente à noite, a Prefeitura, por meio da Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), modernizou a iluminação deste novo mobiliário de esporte da capital baiana através do Projeto Clareou, é Gol. No campo do Vale das Pedrinhas foram investidos mais de R$105 mil reais nas obras de infraestrutura elétrica, além da instalação de 16 projetores, 4 postes em concreto e 8 luminárias em led no entorno.

 

“Utilizamos a mais nova tecnologia existente para o setor, que são refletores, lâmpadas e luminária em led. Os equipamentos oferecem melhor qualidade de iluminação, aliado ao menor consumo, proporcionando mais luminosidade, conforto e qualidade de vida para os moradores que podem utilizar o espaço à noite para bater o baba e praticar exercício físico num local bonito e iluminado”, finalizou o diretor de Iluminação Pública de Salvador, Ângelo Magalhães.

Reportagem: Joice Pinho/Secom