Data de Hoje
28 March 2024
Foto: Reprodução/Wilson Dias/Agência Brasil

Com Florence na disputa, PT buscará acordo para escolher novo líder da Câmara

Os deputados federais do PT se reunirão no início da próxima semana para definir quem será o substituto de Sibá Machado como líder do partido na Câmara em 2016. Os três deputados petistas que se declararam candidatos ao posto são Afonso Florence, Paulo Pimenta e Reginaldo Lopes.

De acordo com o G1, Sibá Machado, atual líder da bancada, o sucessor será escolhido pela corrente Mensagem ao Partido e disse que a expectativa é que o nome seja resultado de acordo, para que não seja necessária uma votação.

O baiano Afonso Florence declarou que trabalha “pelo consenso”, mas disse que não descarta a possibilidade de uma eleição interna ser realizada. “Isso dependerá das circunstâncias, mas eu trabalho para não precisar de votação, estou propondo o consenso”, disse.

Florence foi ministro do Desenvolvimento Agrário no governo Dilma Rousseff, antes de ser substituído por Pepe Vargas. Depois de circularem informações de que a presidente teria feito a troca devido a um desempenho ruim de Florence, Dilma afirmou, ainda em 2012, que ele prestou “grandes serviços”.

O líder de partido é responsável por orientar a posição da bancada nas votações e negociar em nome de todos com a oposição e o governo, além de participar das reuniões para definição da pauta do plenário.

Por Bocão News