
Com previsão de temporais, Salvador segue sob alerta de perigo até terça
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS
Salvador enfrentou chuvas de intensidade moderada durante a madrugada desta sexta-feira (2), e a instabilidade climática deve continuar ao longo dos próximos dias, com previsão de duração até terça-feira (6).
Nas últimas seis horas, os bairros mais afetados pelas precipitações foram Piatã, com 45,2 milímetros acumulados, seguido por Plataforma e Sete de Abril (ambos com 43,4 mm), Canabrava (43,2 mm), Itacaranha (41,8 mm) e São Marcos (41,6 mm).
De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), as chuvas são consequência da chegada de uma frente fria à cidade, que tem causado transtornos em várias áreas da capital. A previsão meteorológica aponta para acumulados entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo alcançar de 50 a 100 milímetros em um único dia. Ventos fortes, com velocidades variando entre 60 e 100 km/h, também estão previstos.
Diante do cenário, há risco de alagamentos, quedas de galhos e árvores, descargas elétricas e falhas no fornecimento de energia elétrica.
A Codesal orienta os moradores a adotarem medidas de segurança: evitar se abrigar sob árvores durante rajadas de vento, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de publicidade, e desligar equipamentos elétricos e o disjuntor geral em casos de emergência.
Em situações críticas, a população deve acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros, através do telefone 193.