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27 April 2024

Com trens de segunda mão, Governo do estado retoma projeto do VLT do subúrbio

Foto: Divulgação/Gov BA |

Após o governo romper o contrato com o consórcio Skyrail Bahia, formado pelas empresas chinesas Build Your Dreams (BYD) e Metrogreen, vencedor da licitação para construção e operação do novo sistema de transporte, depois que os custos do projeto saltaram dos iniciais R$ 1,5 bilhão para R$ 5,2 bilhões, um aumento de 246%, sem que um único trilho fosse assentado.

O VLT (Veiculo leve sobre Trilhos) ligando a Ilha de São João, em Simões Filho, ao bairro do Comércio, em Salvador, para atender principalmente aos moradores do Subúrbio Ferroviário, pode ser retomado, mas com trens de segunda mão.

Desde 13 de fevereiro de 2019, data de assinatura do antigo contrato, foi a retirada dos trilhos da antiga ferrovia, após a desativação dos trens que há mais de 160 anos serviam aos mais de 600 mil moradores do Subúrbio Ferroviário.

A quebra de contrato anunciado pelo governo não significam que as obras ficaram incompletas. O governo deve anunciar até final desse mês de setembro, um novo edital de licitação para escolher uma outra empresa que vai construir e operar um modelo mais econômico de VLT.

Primeiro passo para assegurar o projeto do VLT do Subúrbio,  o governo da Bahia deverá adquirir alguns trens de segunda mão, de modo a baratear a implantação desse sistema de transporte.

O governo manifestou interesse em comprar um lote de 40 trens, somando 280 vagões, adquiridos pelo Governo do Mato Grosso para a implantação de uma linha de VLT ligando Cuiabá a Várzea Grande com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana durante e após a Copa do Mundo de 2014.

Trens adquiridos em 2012, fabricados por uma empresa espanhola, estão encostados e sem utilidade desde que o governo do Mato Grosso desistiu da construção do VLT e decidiu pela implantação de um sistema de ônibus de trânsito rápido, mais conhecido pela sigla BRT (do inglês “bus rapid transit”).

No pacote de lançamento do novo VLT do Subúrbio uma novidade: uma linha complementar que vai levar os trens até a praia de Piatã, passando por Águas Claras e seguindo as avenidas 29 de Março e Orlando Gomes.