Data de Hoje
16 April 2024
Foto reprodução

Comércio é o setor que mais emprega no país, revela IBGE

Em 2015, o setor de comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas se manteve na liderança como a atividade que mais emprega no Brasil, posto ocupado desde 2010, quando teve início o levantamento do Cadastro Central de Empresas (Cempre).

Em 2015, havia 9,1 milhões de pessoas ocupadas neste ramo de atividade, o que representou 22,1% do total de pessoas ocupadas no país, conforme dados divulgados nesta quarta-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar de ser a atividade que mais emprega e com o maior número de empresas (39,2% do total de empresas), o comércio ficou em terceiro lugar no ranking dos menores salários pagos no país.

Em segundo lugar no ranking do setor que mais empregava em 2015 ficaram as indústrias de transformação, que absorvia 15,4% do total de ocupados no país. Porém, considerando o pessoal ocupado a assalariado, o setor ficou na terceira posição (16,4%). Segundo o IBGE, isso se deu pelo fato da redução de 649 mil pessoas assalariadas no setor em relação ao ano anterior.