Data de Hoje
21 September 2021

Comissão Especial na Câmara aprova relatório que pede afastamento de Dilma

Depois de mais de 10 horas de uma sessão tumultuada e cansativa, a Comissão Especial da Câmara aprovou o relatório do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), que pede o impeachment da presidente Dilma Rousseff. O ‘sim’ pela saída de Dilma teve 38 votos, enquanto 27 deputados votaram contra o relatório apresentado por Arantes.

Agora será o plenário da Câmara dos Deputados que vai decidir se acolhe ou não a sugestão da Comissão Especial e pede autorização ao Senado para abrir o processo de afastamento da presidente. A votação está marcada para acontecer no próximo domingo (17).

Para que Dilma possa ser afastada pelo Senado é preciso que ao menos 342 deputados votem pela abertura do processo de impeachment. O número de deputados que votarão pelo não afastamento não é determinante para o futuro da presidente, já que são exigidos no mínimo dois terços da Câmara para aprovar o pedido.

Hoje, de acordo com levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo, 291 parlamentares já declararam que pretendem votar a favor do afastamento de Dilma, enquanto 115 se disseram contrários. Ainda de acordo com a pesquisa feita pelo Estadão, 61 parlamentares se disseram indecisos, enquanto outros 46 não quiseram responder à pergunta.

Facebook Comments