Data de Hoje
2 August 2021
Foto: Reprodução

Confira 12 dicas de como acabar com o frizz no cabelo

Existem dois tipos de frizz, aquele que aparece por falta de cuidado, excesso de química, ressecamento, etc…e aquele que aparece junto com nossos cabelinhos novos, que são os cabelinhos novos pra ser mais exata, mas que ficam arrepiados.

Os cabelos que mais sofrem com o frizz são, os cacheados, ressecados e quimicamente tratados.

Os frizz acontece pelo ressecamento, mas também por questão de estática, quando os cabelos estão carregados negativamente, eles ficam para cima. Sabe quando os fios ficam atraídos pelo monitor da TV? Isso acontece porque as cargas opostas se atraem, cargas negativas dos fios com a carga positiva do monitor. Já existem produtos e aparelhos (com íons) que fazem esse equilíbrio de cargas, mas há muitos profissionais que duvidam disso.

No caso do ressecamento, os fios tentam buscar umidade no ar, ou seja, são atraídos pela umidade do ar. Por isso ficam arrepiados, pois tudo que remove umidade (hidratação) dos fios, faz com que apareçam mais frizz: chapinha, secador, água muito quente, químicas, etc…. Então, vamos as dicas para amenizar ou acabar com o frizz nos cabelos.

1) HIDRATAÇÃO SEMANAL

Essa é uma das principais formas de evitar o frizz, o cabelo hidratado tem peso, tem disciplina e dificilmente fica com frizz. Por isso essa dica deve ser levada a sério. Caso você não tenha tempo de hidratar os cabelos toda semana, ou 2 vezes na semana, experimente trocar a máscara pelo condicionador.

2) UMECTAÇÃO SEMANAL

Este é um processo maravilho. A umectação com óleos ou manteigas vegetais deixa o cabelo com brilho, alinhado, sela a hidratação no fio e ainda reduz o frizz do cabelo. Ela acaba com frizz perto da raiz, abaixa os cabelos novos, onde não podemos usar a máscara. Pode ser feita toda semana ou 2 vezes na semana.

3) PROTETOR TÉRMICO

Os protetores térmicos são essenciais, eles protegem o cabelo do secador e chapinha e ainda reduzem o frizz. Ajudam no deslize da escova na hora da secagem e deixam os fios mais comportados. Existem protetores em forma de leave-ins (mais líquidos)…e em cremes que são indicados para cabelos mais grossos, volumosos ou cacheados.

4) FINALIZADORES

Os mais indicados para reduzir o frizz, são os silicones ou os finalizadores com óleo de argan na composição. Todos os produtos que encapam os fios, reduzem o atrito e a eletricidade estática dos fios, reduzindo assim o frizz.

5) JATO FRIO DO SECADOR

Esse é um truque de salão que devemos sempre usar. Sempre que terminar de secar o cabelo, dê os últimos jatos com o secador frio, isso vai ajudar reduzir os frizz na hora, abaixando os cabelinhos que ficam arrepiados. Eu não abro mão desse truque!

6) TEMPERATURA

Cuidado com o secador muito quente! Procure usar uma temperatura morna e o secador longe dos fios em movimentos circulares. Assim você evita que os cabelos fiquem mais ressecados e armados depois da secagem.

7) SAIR NO VENTO

Essa dica parece brincadeira rsrs…mas pode observar, se você sair com o cabelo molhado no vento, o cabelo fica com muito mais frizz do que normalmente. Isso acontece porque os fios que estão molhados são atraídos pelo ar que esta seco. Por isso os fios ficam armados e cheios de frizz. Procure secar o cabelo antes de sair de casa, mesmo que seja ao natural.

8) ÁGUA QUENTE

A água muito quente do chuveiro é umas maiores inimigas do cabelo hidratado. Procure lavar os fios em temperatura morna, assim você evita que seu cabelo fique mais ressecado, armado e cheio de frizz depois do banho. Se o espelho do banheiro embaçar é porque a água está quente demais.

9) EXCESSO DE CHAPINHA E SECADOR

Tudo que retira a umidade dos fios, favorece o frizz, lembre-se disso. Não exagere no uso do secador e chapinha, principalmente da chapinha que fica em contato direto com os fios. Use com moderação para não ter problemas maiores no futuro. Use o secador como citei acima, sem esquecer do protetor térmico antes.

10) CABELO MOLHADO

Não durma e nem prenda o cabelo molhado, isso vai favorecer a proliferação de fungos no couro cabeludo e causar queda. Além disso vai deixar seu cabelo todo marcado e cheio de frizz. Sempre seque o cabelo antes de dormir ou prender.

11) CORTE BORDADO

Acabe com as pontas duplas do cabelo com o corte bordado, ele ajuda reduzir o frizz na mesma hora, removendo as pontas secas e deixando os fios mais comportados. A umectação semanal junto com o corte bordado vai ajudar você não ter mais pontas duplas e pontas ressecadas. Saiba como fazer no vídeo: Como fazer Corte Bordado em casa?

12) PRODUTOS FIXADORES

Não use em excesso produtos fixadores de penteado, eles ressecam os fios. Procure usar apenas em dias de festas ou esporadicamente mesmo. Assim você evita que o cabelo fique com aquele efeito “palha” que fica quando usamos os sprays fixadores (principalmente). Lembrando que existem os álcoois ruins e os bons para o cabelo, nestes produtos o álcool ruim este presente, por isso os fios ficam tão ressecados.

Dica extra no vídeo!

Fonte Júlia Doorman
Facebook Comments