Data de Hoje
18 April 2024

Confira o funcionamento dos serviços municipais no feriado da Independência do Brasil

Fotos: Bruno Concha/ Secom

O expediente nas repartições públicas municipais será suspenso na quinta-feira (7), durante o feriado da Independência do Brasil, retomando o funcionamento normal na segunda-feira (11). No entanto, alguns órgãos manterão uma programação com serviços essenciais para atender ao desfile cívico e garantir o ordenamento da cidade. Confira na íntegra o funcionamento e as operações dos órgãos municipais:

Transalvador – Agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) atuarão normalmente nas ruas, atentos para agir, imediatamente, em casos de obstruções e outras intercorrências no trânsito. Equipes da autarquia vão intensificar o monitoramento nos locais que sofrerão restrição de tráfego por conta das celebrações à Independência do Brasil. Aliado a isso, os agentes atuarão também nas vias de grande movimentação de entrada e saída da cidade, como a Rodoviária, o Ferry Boat, a Feira de São Joaquim e a Avenida Luís Viana (Paralela).

O Núcleo de Operação Assistida (NOA) também estará atento ao tráfego 24 horas, durante todo o período, por meio das câmeras de videomonitoramento, auxiliando as equipes que estarão em rondas. As blitze de Lei Seca também serão realizadas normalmente durante o feriado.

Os setores de atendimento ao público, para serviços como defesa, recurso e credenciais especiais, por exemplo, não funcionarão na quinta-feira (7) e na sexta-feira (8), retornando ao pleno funcionamento na segunda-feira (11). Os setores de liberação de veículos custodiados não funcionam no dia do feriado (7), mas retornam normalmente na sexta-feira (8) e no sábado (9). O cidadão pode entrar em contato com a autarquia pelo Dique Salvador, número 156, ou pelo aplicativo NOA Cidadão.

Saúde – As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funcionarão durante 24 horas. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as de Saúde da Família (USF) retomam o atendimento a partir das 8h da próxima segunda-feira (11).

Educação – As aulas na rede municipal de ensino ocorrem até a quarta-feira (6) e retornam na segunda-feira (11).

Semop – Na quarta-feira (7), os mercados municipais e feiras funcionam até as 14h, com exceção do Mercado Municipal de Cajazeiras, que estará fechado. Além disso, o órgão realizará o monitoramento e ordenamento dos ambulantes no percurso do desfile cívico.

Prefeituras-Bairro – As Prefeituras-Bairro estarão fechadas durante a quinta-feira (7) e na sexta-feira (8). O atendimento será retomado às 8h da segunda-feira (11).

Codesal – Como serviço essencial da Prefeitura, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) funciona todos os dias em regime de plantão 24h, inclusive no feriado de 7 de setembro. As equipes do órgão estarão de prontidão para atender as solicitações. Em caso de risco de queda de árvore, deslizamento de terra, alagamento de imóvel e desabamentos, entre outras ocorrências, a população deve entrar em contato, de forma gratuita, pelo telefone 199.

Sedur – O órgão intensificará a fiscalização no feriado, em regime de plantão, com o objetivo de fiscalizar a regularidade dos estabelecimentos comerciais e eventos em Salvador. A Sedur também realiza operações de combate à poluição sonora, publicidade e construção irregular. As denúncias de poluição sonora devem ser feitas através do Fala Salvador 156 ou pelo Aplicativo Sonora Salvador. Já o atendimento presencial na sede do órgão, na Avenida ACM, será suspenso e retorna na segunda-feira (11).

Guarda Municipal – A instituição atuará na manutenção das atividades de patrulhamento preventivo na cidade, na proteção de equipamentos públicos e no apoio aos órgãos públicos, a exemplo das blitze de trânsito Proteja a Vida. Além disso, 379 agentes vão participar do desfile de 7 de Setembro, no Centro.

Salvamar – A Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) vai funcionar das 8h às 17h, com 32 postos armados do Jardim de Alah até Ipitanga (próximo ao kartódromo), e outros quatro postos volantes, além de prestar suporte com rondas ostensivas nas praias.

Simm e SAC do Empreendedor – O Serviço de Intermediação de Mão de Obra (Simm) e o SAC do Empreendedor estarão fechados na quinta-feira (7), com retorno das atividades na segunda-feira (11), às 8h.