Data de Hoje
19 April 2024
Foto reprodução

Conheça as quatros maiores e mais perigosas facções que dominam os bairros de Salvador

A população de Salvador é vítima, todos os dias, da guerra entre facções criminosas que dominam bairros e comunidades da capital baiana e espalham terror com seus “soldados” bem armados. Praticamente, cada região de Salvador é comandada por uma das quatro mais poderosas facções: Katiara, Comando da Paz (CP), Bonde do Maluco e Caveira.

De acordo com informações obtidas pelo site Varela, fontes policiais, a facção Bonde do Maluco foi formada por uma migração de membros da Caveira e Comando da Paz. O BDM ganhou muita força ao longo dos últimos anos, mas sofreu uma perda com a morte de Marcelo Batista dos Santos, o Marreno, e Anselmo Nascimento Sena.

Atualmente a BDM é uma das comandantes do tráfico de drogas em bairros como Nordeste de Amaralina, uma parte da Boca do Rio e Bairro da Paz, que era dominado pela Caveira, além de cidades como Catu e Camaçari.

A facção Caveira é conhecida por ter membros fieis, que dificilmente migram para outras facções. Muito poderosa, a facção é uma das principais responsáveis pela criminalidade nos bairros de Boca do Rio, Engenho Velho da Federação, Mata Escura e Calabar.

Outra facção relevante é a Comando da Paz, mais conhecida pela sua sigla, CP. A organização criminosa ainda domina bairros estratégicos de Salvador, como parte do Nordeste de Amaralina, Cosme de Farias e Engenho Velho de Brotas.

Já a Katiara é muito forte em diferentes locais da Bahia e domina o tráfico de drogas na região do Recôncavo Baiano e na Ilha. A facção possui um estatuto, uma espécie de código de conduta, em que todos os membros seguem fielmente. Em Salvador, a Katiara domina bairros como Valéria. Os líderes estão presos em Serrinha.

Uma curiosidade é que a Caveira, Katiara e CP não entram em guerra entre si e dificilmente duelam por regiões, mas todas são inimigas da BDM. O Varela Notícias entrou em contato com a  Secretaria de Segurança Pública disse, em nota, que não cita nome de nenhuma facção.