Data de Hoje
3 May 2025
Montagem Click Notícias

Conheça os bairros onde mais ocorre roubo de carros em Salvador

O roubo de veículo quase sempre é executado por dois assaltantes, que rendem a vítima com uma arma, em momento de distração, e levam o veículo. A Polícia Militar pede que a vítima não reaja.

No ano passado, foram registrados três casos de latrocínio – roubo seguido de morte -, em tentativas de assalto a carro.

  • No dia 9 de julho, o publicitário Bau Menezes foi morto quando levava a namorada em casa no bairro de Santo Agostinho.
  • No dia 1º de agosto, Felipe Rauta Cabral, de 25 anos, foi morto na Rua Alberto Fiuza, no Imbuí, após abordagem de dois homens.
  • No dia 29 de agosto, Mariana Oliveira Teles, de 22 anos, foi assassinada no bairro do Costa Azul, quando chegava de carro para visitar o namorado.

Segundo o titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), Dermeval Amoedo, 62% dos carros roubados em Salvador são recuperados pela polícia. “São recuperados, porque eles [bandidos ou infratores] roubam o carro para cometer outros crimes. Tem acontecido muito: eles pegam um carro para assaltar um restaurante, pega um carro para assaltar um banco, para fazer um sequestro-relâmpago”, exemplificou.

Roubos em 2015

Dados consolidados do primeiro semestre de 2015 apontam que, entre o mês de janeiro e junho, 3.365 veículos foram roubados na capital baiana, uma média de 18 por dia, um a cada 1h20.  Os crimes avançaram 6,5% em relação ao mesmo período de 2014.

Dentre as Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp) com maior concentração de registros estão Itapuã (466), Tancredo Neves (354), Boca do Rio (341), Pau da Lima (313), Brotas (311) e São Caetano (300).

Se forem somados aos roubos os casos de furtos de veículos – quando não há violência e ameaça contra a vítima -, o número de crimes registrados sobe para 4.236. Analisando separadamente, a SSP-BA contabiliza 871 furtos de carros e motos de janeiro a junho deste ano, em Salvador.

A Aisp do Bonfim lidera o número de registros, com 130 casos. Em seguida vêm os bairros de Itapuã (96), Tancredo Neves (92), Liberdade (85) e Brotas (78).

Roubos em 2014

De janeiro a setembro de 2014, foram 6.021 registros contra 5.663 do mesmo período de 2013, uma média de 669 carros roubados por mês ou 22,3 carros por dia.

As áreas integradas de segurança pública (Aisp) que mais tiveram ocorrências foram Brotas (Boa Vista, Engenho Velho, Acupe e Candeal); Itapuã (Nova Esperança, Cassange, Itinga, Jardim das Margaridas, São Cristóvão e Mussurunga); Tancredo Neves (Mata Escura, Arenoso, Pernambués, Saramandaia).

Já as que registraram menos casos foram Nordeste (Santa Cruz, Chapada do Rio Vermelho, Vale das Pedrinhas e Amaralina) e Barra (Graça e Vitória).

De acordo com o Índice de Veículos Roubados (IV-R), o carro mais roubado ou furtado em 2014 foi o Volkswagen Voyage.

PM dá dicas de segurança

  • Estacionamento – Pare o veículo em ruas iluminadas, em frente  a prédios com vigias e perto de câmera de segurança
  • Certeza – Verifique se o carro está  trancado
  • Silêncio – Não diga a manobristas e flanelinhas por quanto tempo o carro ficará parado
  • Precaução – Não deixe objetos de valor no interior do veículo
  • Cuidado – Evite adesivos com dados pessoais
  • Cautela – Não namore no carro, sobretudo à noite e em local deserto
  • Alerta – Fique atento a tudo ao redor
  • Prudência – Deixe a chave em mãos ao entrar no veículo
Por Click Notícias