Data de Hoje
19 April 2024

Conheça os mitos e as verdades sobre botox

BOTOX-001

Foto: Reprodução

 

O tratamento com a toxina botulínica tipo A é cercado de histórias e de dúvidas. Alguns acreditam que o rosto fica sem expressão, que pode aumentar o volume da boca ou que os efeitos são imediatos. Nós desmistificamos tudo…

Selecionamos algumas dúvidas que aparecem frequentemente quando pensamos no tratamento com toxina botulínica, mais conhecida também por Botox. E por mais incrível que parece, há ainda quem não saiba que a técnica ajuda a corrigir problemas de saúde e não apenas retirar rugas e marcas de expressão.

O rosto fica sem expressão?

Mito. O Botox atua relaxando os músculos da região onde foi injetado. O grau de relaxamento pode ser mais ou menos intenso dependendo da dosagem utilizada e do plano de aplicação. O tratamento é individualizado e personalizado para cada paciente e varia de acordo com as características clínicas, os desejos e as expectativas. Os resultados são naturais e ajustados a cada paciente. É importante ainda que seja aplicado por médico habilitado e treinado.

Os efeitos são imediatos?

Mito. A diferença é notada após 48 ou 72 horas de aplicado na região. Somente depois de uma semana é que os efeitos serão notados de forma mais completa. A aplicação é válida por aproximadamente 4 a 6 meses, variando conforme a resposta individual do paciente, da técnica de aplicação e da dosagem.

Os lábios aumentam de volume?

Mito. O Botox relaxa a musculatura e trata as rugas causadas pela ação dos músculos faciais faciais, mas não tem o poder de preenchimento ou de aumentar o volume. A toxina pode ser indicada para preencher as rugas mais profundas e estáticas, remodelar o contorno facial ou ainda oferecer reposição de volume para áreas alteradas pelo processo de envelhecimento.

O rosto perde volume ao longo dos anos?

Verdade. Com o passar do tempo, perdemos o ácido hialurônico natural presente na pele e, por sua vez, o organismo perde sua capacidade de repor a substância, que deixa a pele mais hidratada e volumosa. Para surtir efeito, é importante usar um preenchedor à base de ácido hialurônico de origem não animal, capaz de aumentar o volume em determinadas áreas. Uma das opções que existem no mercado é o Sugiderm, da Allergan.

Botox é só indicado para corrigir rugas?

Mito. As indicações terapêuticas feita pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) são para as doenças: estrabismo, blefaroespasmo, distonia (contrações musculares involuntárias), espasticidade (distúrbio motor) e hiperidrose palmar e axilar (suor excessivo).

Por: mulher.com.br