Data de Hoje
29 March 2024
Foto Reprodução

Conselho de Ética persiste em votar no processo de cassação de Cunha

Deputados vão votar o parecer do relator do processo contra Cunha, deputado Marcos Rogério, que recomenda a perda do mandato do peemedebista

A história em que se transformou o processo de cassação de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) chega nesta terça-feira a um novo capítulo: será feita mais uma tentativa de votar a ação no Conselho de Ética contra o presidente afastado da Câmara.

Os deputados vão se debruçar sobre o parecer que sugere a perda do mandato do peemedebista um dia depois de o Ministério Público, que já pediu a prisão, defender que Cunha devolva 20 milhões de reais por evidências de enriquecimento ilícito e tenha os direitos políticos suspensos por dez anos. A votação também se dará na esteira de a Justiça Federal aceitar a denúncia contra a mulher dele, Cláudia Cruz, por “se beneficiar dos crimes praticados pelo congressista”. Em meio às acusações, a sessão desta tarde será um verdadeiro teste de força de um dos políticos mais poderosos do país.

Aliados de Cunha têm pressa em concluir ainda nesta semana o processo no Conselho de Ética, que já se arrasta por mais de sete meses devido às manobras de sua “tropa” de apoiadores. Isso porque no próximo dia 23 o presidente afastado da Câmara, que já é réu por corrupção e lavagem de dinheiro, pode se tornar réu pela segunda vez em ação de mesmo embasamento que deu origem às investigações por quebra de decoro: a manutenção de contas secretas no exterior.

Por Click Notícias