Data de Hoje
19 April 2024

Contrato libera R$ 208 milhões para requalificar Baía de Todos os Santos

O secretário estadual de Turismo, Pedro Galvão, assinou, ontem, um contrato de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para requalificar a Baía de Todos os Santos. Com o aporte de contrapartida local do governo estadual, os investimentos chegam a R$ 208 milhões. O projeto, que faz parte do Prodetur Nacional, vai investir na valorização do patrimônio cultural dos municípios que cercam a baía e no turismo náutico.

“Vamos fazer a requalificação total, com intervenções nas 56 ilhas que compõem a baía e nos 18 municípios que a circundam”, disse o secretário. No projeto estão incluídas a construção de quatro bases náuticas, píeres e atracadouros. De acordo com a Setur, em Salvador deve ser realizada a requalificação do entorno das ruas Chile, Rui Barbosa e Praça do Tesouro.

O projeto também prevê investimento em sustentabilidade. Para a coordenadora do núcleo da Baía de Todos os Santos do Ministério Público, Cristina Seixas, um dos pontos que merecem atenção do governo é a pesca predatória. “A gente recomenda que se verifique essa possibilidade de reprimtir a pesca com bomba, para garantir a segurança dos turistas e do meio ambiente”, afirmou.

Ainda não há previsão de quando o projeto entre em execução, mas as licitações devem ocorrer até o dia 30 de junho, por conta do período eleitoral. “As obras devem começar ainda este ano, mas dependemos do cumprimento dos prazos na fase de licitação”, explicou o secretário.

 

Fonte: Correio24Horas