Data de Hoje
29 March 2024
Foto reprodução

COPA DO NORDESTE: Bahia e mais nove clubes pedem fortalecimento da competição; Vitória ficou fora

Em resposta à desfiliação de Sport e Náutico da Liga do Nordeste, dez clubes fundadores da Liga divulgaram comunicado oficial pedindo o fortalecimento da Copa do Nordeste, maior torneio regional do país retomado em 2013 e com direitos comerciais negociados até 2022. “Os clubes-fundadores abaixo listados, publicamente, reafirmam suas respectivas condições de filiados à Liga do Nordeste como também se manifestam favoráveis à continuidade da Copa do Nordeste”, diz a nota “A Copa do Nordeste é importante para o fortalecimento dos clubes da região”, acrescenta o comunicado.

A nota foi assinada por Bahia, Ceará, ABC-RN, América-RN, CRB-AL, CSA-AL, Confiança-SE, Botafogo-PB, Treze-PB e o Fluminense de Feira de Santana-BA. Além da esperada ausência do Santa Cruz, que reunirá seu Conselho Deliberativo para decidir sobre o tema, chama a atenção a falta da assinatura do Vitória no documento. O presidente do Leão baiano, Ivã de Almeida, se posicionou pela permanência na Liga do Nordeste na manhã desta terça. “Vamos cumprir todos os nossos contratos que firmamos para a disputa de competição em 2018”, afirmou no site oficial. Apesar da posição pela permanência, o UOL Esporte apurou que o presidente do Vitória compartilha de algumas críticas dos clubes pernambucanos ao valor das cotas de participação na Copa do Nordeste, mas que julgava precipitada a ruptura e tentava costurar um acordo entre as partes nos bastidores – o que pode ajudar a explicar a ausência do Leão baiano no abaixo-assinado. O Fortaleza também não assinou. E vale lembrar que as agremiações de Piauí e Maranhão, hoje participantes da Copa do Nordeste, não são fundadoras da Liga.

Veja o comunicado na íntegra

Os clubes-fundadores abaixo listados, publicamente, reafirmam suas respectivas condições de filiados à Liga do Nordeste como também se manifestam favoráveis à continuidade da Copa do Nordeste, respeitando as deliberações da Assembleia Geral realizada no dia 24 de março deste ano, na sede da CBF, no Rio de Janeiro.

De volta ao calendário de competições da CBF em 2013 e garantida inicialmente até 2022, a Copa do Nordeste é importante para o fortalecimento dos clubes da região. O sucesso nacional do torneio é fruto da parceria entre a Liga do Nordeste, que gere a parte comercial, com direitos de transmissão, logística e patrocínios; a CBF, responsável pela parte técnica, incluindo tabela, arbitragem e julgamentos via STJD; e as federações, com suporte institucional.

O novo formato da Copa do Nordeste, a partir da edição 2018, é um primeiro avanço para fortalecer ainda mais os aspectos técnicos e comerciais. No futuro, novas intervenções naturalmente serão feitas para valorizar ainda mais os clubes; sempre em Assembleia Geral da Liga do Nordeste e respeitando as parcerias com a CBF e as federações.

 

ABC Futebol Clube América Futebol Clube Associação Desportiva Confiança Botafogo Futebol Clube Ceará Sporting Club Centro Sportivo Alagoano Clube de Regatas Brasil Esporte Clube Bahia Fluminense de Feira Futebol Clube Treze Futebol Clube