Data de Hoje
26 April 2024

Cresce a média de exames diários para covid-19 nos laboratórios em Feira de Santana

Com relaxamento da população nos cuidados para combater o coronavírus, a taxa móvel de exames para detecção da doença aumentou consideravelmente nas últimas semanas, assim como o número de casos confirmados. No laboratório Ihef, cerca de 250 exames PCR são realizados por dia e em torno de 40% dos resultados, são positivos.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade (Fonte: Hief)

De acordo com Marcos Machado, bioquímico do laboratório, a procura pelos exames está sendo alta atingindo o quantitativo do primeiro período no pico da pandemia em Feira de Santana.

“Estamos tendo uma grande procura das pessoas para realizar estes exames, principalmente na faixa etária de 40 anos de idade. São pacientes com sintomas clássicos da covid-19, seja com dores de cabeça, diarreia, falta de ar, mas também aquelas pessoas que possam ser assintomáticas, mas tiveram contato com alguém que estava com vírus. Além dessas pessoas, a procura também é grande por parte das pessoas que precisam viajar, e existem protocolos para viagens nos aviões, chegar em determinado local, então há essa necessidade de ter o resultado do exame”, explicou o bioquímico ao Acorda Cidade.
Ele informou que o aumento de casos na cidade já era esperado pela falta de prevenção das pessoas como a falta de uso de máscara e a presença de muitas aglomerações.

“Infelizmente muitas pessoas não seguem as regras, temos observado em diversos locais que não estão usando máscaras e isso é um perigo para toda população, seja quem não está e quem está. Os idosos que já possuem uma certa deficiência imunológica, diabéticos, hipertensos, precisam de fato evitar qualquer risco de exposição ao vírus”, destacou.

Casos de Reinfecção

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Segundo Marcos Machado, o laboratório já identificou casos de pacientes que tiveram o vírus em outro momento e testou positivo mais uma vez e informou que os sintomas apresentados pelos pacientes, foram mais intensos.

“Nós estamos fazendo análises dessas amostras, tanto da primeira coleta, quanto da segunda, em parceria com institutos de referência nacional para verificar a linhagem do vírus, se é o mesmo ou houve alguma modificação. Algumas pessoas próximas a mim, informaram que nesta segunda testagem positiva, os sintomas como tosses, dores no corpo eram mais intensas do que a primeira vez”, explicou.
Além dos 250 exames de PCR realizados por dia no laboratório, cerca de 100 são de sorologia.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Hoje realizamos o exame Padrão Ouro do PCR que realmente detecta o DNA do vírus, se existe a presença do coronavírus no organismo. Com uma redução em relação ao valor inicial, esse exame tem o custo de R$ 290,00, onde conseguimos entregar no mesmo dia. Infelizmente cerca de 30 a 40% dos exames que realizamos por dia, tem como resultado positivo”, afirmou o bioquímico ao Acorda Cidade.

Como orientação a população, Marcos Machado salientou a prevenção nos cuidados contra o vírus, principalmente com a aproximação dos festejos de final de ano.

“É fundamental o uso de máscara em qualquer lugar que estejamos, fazendo o uso do álcool em gel, lavando sempre as mãos, evitando as aglomerações e a gente sabe que nesse período de confraternizações, precisamos ter o máximo de cuidado, pois estamos vendo a agressividade do vírus, observando que os hospitais estão com as ocupações mais intensas e pedimos a sensibilidade das pessoas neste momento”, finalizou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

No laboratório Lade, a procura por exames para detecção de covid-19 também aumentou. De acordo com a biomédica Aline Carneiro Gomes, o crescimento na procura aconteceu logo depois dos feriados prolongados.

“Nos últimos 15 a 20 dias temos percebido essa grande procura das pessoas para realizar os exames. A maioria são jovens que estão no mercado de trabalho, pacientes entre 25 a 40 anos, além dos idosos que estão na faixa etária entre 60 e 70 anos”, afirmou.

Com média de 6 a 7 exames positivos por dia, o laboratório não identificou pacientes de outras cidades. Segundo Aline, pelos números de casos detectados em Feira de Santana, o cenário já pode ser considerado como segunda onda.

“Esses números indicam que estamos passando por esse processo. Em apenas dois dias tivemos 400 casos positivos, e mais de mil pacientes que estão aguardando o resultado dos exames. A procura está sendo maior agora em relação ao primeiro pico, então consequentemente os resultados positivos estão sendo maiores”, finalizou.

Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade
O laboratório Lade entrega os resultados de sorologia no mesmo dia em que é feito o exame. Os resultados de RT-PCR, são liberados a partir de 24 horas.

Acorda Cidade