Data de Hoje
18 May 2021
Foto: Reprodução

Cristiane é maior artilheira da história das Olimpíadas no futebol feminino

Atacante brasileira disputou três edições dos Jogos Olímpicos e assinalou 12 gols

Na primeira fase do torneio olímpico de Londres 2012, o Brasil já derrotava Camarões por 3 a 0 quando Cristiane, aos 33 minutos do segundo tempo, aumentou o marcador. Aquele gol em nada mudou o panorama da partida, que terminaria 5 a 0 para a seleção brasileira, mas serviu para alçar a atacante a outro patamar: ela se tornava ali, de forma isolada, a maior artilheira da história dos Jogos Olímpicos.

Cristiane ainda faria um segundo gol naquela edição dos Jogos, contra a Nova Zelândia, chegando a 12 no total e deixando para trás a alemã Birgit Prinz, melhor jogadora do mundo em 2003, 2004 e 2005, com dez.

Antes mesmo de alcançar essa marca, a atacante brasileira já integrava o livro dos recordes das Olimpíadas, pois terminara as campanhas em Atenas 2004 e Pequim 2008 com a medalha de prata e a artilharia da competição (foram cinco gols em cada edição).

Agora, nos Jogos Olímpicos Rio 2016, Cristiane, que terá 31 anos durante a competição, tem a chance de melhorar ainda mais suas marcas. Ela defende a seleção brasileira desde os 15 anos, quando foi convocada para defender as categorias de base. Ou seja, metade de sua vida foi dedicada a representar o seu país. Neste período, conquistou, além das medalhas olímpicas, o ouro nos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e Toronto 2015 e o vice-campeonato mundial em 2007.

Por SporTV.com
Facebook Comments