Data de Hoje
13 June 2021

Cuidando da Gente: Lauro de Freitas recebe dois novos equipamentos de saúde para atender cerca de 17 mil munícipes por mês

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) realizará as inaugurações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) nesta quinta-feira (30), às 15h, com as presenças do Governador do Estado, Rui Costa, do Vice-Governador, João Leão, do Prefeito municipal, Márcio Paiva, vereadores, secretariado e da população do município. A entrega da UPA, de porte II, localizada no bairro de Itinga, foi um compromisso assumido pela gestão do Prefeito Márcio Paiva, e por entender a importância do equipamento para a cidade, investiu mais de 1 milhão de reais do Tesouro Municipal.

O histórico da UPA de Itinga traz consigo uma inauguração no final de 2012 sem finalização da obra, rede hidráulica, de gases e de energia, além da ausência de equipamentos, o que acarretou para a população, uma falsa esperança sobre o funcionamento do equipamento. Diante do cenário encontrado pela atual gestão, foi necessário abrir sindicâncias (interna e externas), além de um processo judicial, para averiguação da utilização do recurso encaminhado pelo Governo Federal. Para tanto, o prefeito não mediu esforços para aquisição dos equipamentos necessários, além das reformas cruciais para o funcionamento de um equipamento de saúde. Já o CEO passou por reformas estruturantes, integrando o projeto de requalificação e humanização da unidade, com novos consultórios e equipamentos, sistema informatizado e muito mais.

“Nossa gestão vive um momento especial nestes primeiros dois anos e meio de muito trabalho e compromisso com a população. Destaco, dentre as mais de 300 realizações deste governo, a inauguração da UPA de Itinga, que estará integrada no Complexo de Saúde de Itinga (Pronto Atendimento Pediátrico, Centro de Saúde da Mulher e do Homem, mais uma Clínica do Idoso, Farmácia Municipal, além de uma nova base do SAMU)”, afirma o prefeito, Márcio Paiva.

As obras finalizadas serão entregues a Lauro de Freitas, com capacidade estimada de atendimento de cerca de 17 mil munícipes mensalmente, oferecendo comodidade, dignidade e humanização no atendimento, equipe de profissionais especializada, além de estruturas com o que há de melhor na saúde nacional. A UPA beneficia também a população de outros 17 bairros de Lauro de Freitas, podendo ainda atender as demandas de municípios da Região Metropolitana e da capital baiana.

A unidade de saúde, de porte II, especializada em urgência e emergência, cobre uma população de até 200 mil habitantes e em Lauro de Freitas conta com 12 leitos (adulto e pediátrico), sendo consultórios de clínica médica e pediatria, sala de medicação, laboratório de exames, raio-X e eletrocardiografia, com escala de profissionais com  no mínimo, quatro médicos das 7h às 19h e dois médicos das 19h às 7h.

Além da entrega dos dois equipamentos, a gestão que cuida da gente está com a programação de inaugurações do Complexo de Saúde de Itinga, que contará com o Centro de Saúde da Mulher e do Homem, o Pronto Atendimento Pediátrico, a Farmácia Municipal, mais uma unidade da Clínica do Idoso e da base do Samu. Está na programação para benefício da população laurofreitense, a construção da Unidade do Day Hospital, do novo Posto de Saúde da Família (PSF), de Santa Bárbara, do Pronto Atendimento (PA), do Centro, da Unidade Básica de Saúde (UBS), da Lavanderia, do novo ambulatório, do Centro e da UPA, de Areia Branca. Vem muito mais por aí.

“O prefeito Márcio Paiva está entregando para a população uma UPA 24horas que deixou de ser uma obra de ficção do passado, para se tornar uma realidade neste governo. E os novos importantes investimentos sendo concluídos, mudarão a história de Itinga e da nossa cidade, principalmente na área da Saúde”, destaca o secretário de Saúde, Bruno Barreto. 

Facebook Comments