Data de Hoje
24 April 2024
Foto Reprodução

Cunha decide propor acordo para renunciar à presidência da Câmara

Eduardo Cunha, o deputado afastado da Câmara, decidiu avisar aos seus aliados que irá renunciar o cargo de presidente da Câmara se o Palácio do Planalto conseguir unificar partidos, como o PSDB e o DEM, em torno de um nome autorizado por ele e seus aliados para sucedê-lo no comando da Casa.

O parlamentar externou sua posição pessoalmente ao presidente interino, Michel Temer, na reunião que teve com ele no último domingo (26). Após a conversa, Temer se mobilizou pessoalmente para fazer valer a demanda de Cunha e designou alguns de seus principais ministros para a tarefa de convencer o bloco liderado pelos tucanos a não se opor a um acordo com os aliados do deputado.

Líderes do PSDB passaram os últimos dias reunidos com siglas aliadas, como o DEM, o PSB e o PPS, na tentativa de fechar uma posição única. Essa conversa de cúpula emergiu a proposta de uma trégua em torno do nome que será lançado agora para substituir Cunha desde que, em 2017 — quando haverá nova eleição para a presidência da Câmara para um mandato de dois anos —, o PMDB, partido de Temer e do deputado afastado, apoie o candidato lançado por esse grupo de legendas para o cargo.

Não há, entretanto, consenso entre os deputados que integram essas bancadas. Alguns integrantes do PSDB têm dito que, se o partido de fato decidir não lançar um nome para se contrapor ao indicado pelos aliados de Cunha agora, irão expor a divergência. Esse grupo, segundo a reportagem, avalia que o partido não pode se submeter ao desgaste de qualquer vinculação com Cunha, nem mesmo em nome de um aceno a Temer ou da próxima disputa pelo comando da Casa, em 2017.

Por Click Notícias