Data de Hoje
24 April 2024
Fotos: Valter Pontes, Jefferson Peixoto e Lucas Moura/Secom PMS

De Réveillon à Virada: Salvador completa uma década promovendo o maior evento gratuito de Ano Novo do Brasil

A Prefeitura de Salvador vai promover, a partir desta quinta (28) até segunda-feira (1º), mais uma edição do Festival Virada Salvador. A maior festa gratuita de chegada do ano novo no Brasil foi criada para receber 2014 e ocorreu na Praça Cairu, no Comércio, com o nome de Réveillon Salvador, tornando-se uma verdadeira mistura de ritmos. O sucesso ao longo dos anos fez com que a festa tomasse proporções que a transformaram em um festival a partir de 2017, transferindo para a Boca do Rio a Arena Daniela Mercury – uma homenagem à cantora, dona do hit “Canto da Cidade” e responsável pelo espetáculo que ocorre sempre no primeiro dia do ano, o Pôr do Som.

 

O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, é a pessoa à frente do evento e avalia estes dez anos de existência (houve um hiato de dois anos, em 2020 e 2021, devido à pandemia de Covid-19). “Foram dez anos em crescente constante, onde o sucesso do Festival acompanha o crescimento de Salvador. Iniciamos no Comércio algo que nunca existiu antes, fazendo uma festa grandiosa e que em um determinado momento não cabia mais naquele espaço. Encontramos um novo lugar para receber esse produto que se tornou o segundo maior de nosso calendário. Testamos a orla da Boca do Rio e foi perfeito. E dentro desse espaço abrimos novas ações, um novo palco, mais estruturas de lazer que vão além das atrações musicais. Criamos um verdadeiro Festival Virada Salvador, que temos muito orgulho em ver nascer e em identificar os frutos dele para a nossa cidade”.

Fotos: Valter Pontes, Jefferson Peixoto e Lucas Moura/Secom PMS

 

O gestor afirma ainda que o crescimento da festa ao longo dos anos com certeza já é um destaque em si. “Conquistamos público, atraímos turistas, movimentamos a cidade em um momento disputado por todas as grandes cidades do mundo. Somos uma referência hoje no Brasil. Pesquisas nos colocam no top 3 das buscas por réveillon no país e isso é fruto de muito trabalho e de parcerias importantes. O Virada Salvador é um produto de sucesso do nosso calendário de eventos e traz frutos grandiosos para nossa cidade”.

 

Pôr do Som e Arena Daniela Mercury – Presente desde a primeira edição, a cantora Daniela Mercury é a grande homenageada desde a Praça Cairu, quando teve seu espetáculo Pôr do Som, apresentado sempre no dia 1º, incorporado ao evento, fazendo parte da grade desde 2013. Ela fala com alegria do ‘filho’, criado em 2000, como uma forma de levar sua música para todas e todos da cidade de Salvador, como uma saudação e uma forma de festejar a chegada do novo ano com o povo tendo acesso a um grande show, aberto e democrático.

“Há 10 anos, o Pôr do Som foi incorporado ao Réveillon de Salvador, que nasceu com o mesmo propósito do Pôr do Som: levar música de qualidade, de graça, para a população e turistas. E isso só traz benefícios para todo mundo: o público, comerciantes, economia da cidade. Vejo cada vez mais turistas vindo para cá para o festival, que gera milhares de empregos e leva mais de dois milhões de pessoas para o local, movimentando milhões de reais. Mas o mais importante é que leva alegria e música para todas e todos e que se tornou uma grande vitrine para a gente mostrar nossa cultura, nossa arte, nossa música. Todo ano me dedico a fazer desse show um espetáculo diferente e inesquecível e prometo que no primeiro dia de 2024 vai ser mágico de novo”, declara a artista.

Fotos: Valter Pontes, Jefferson Peixoto e Lucas Moura/Secom PMS

A voz por trás de hits como “Maimbê Dandá” e “Canto da Cidade” diz que se emociona todo ano quando faz o Pôr do Som. “Quando eu vejo os anúncios falando ‘Arena Daniela Mercury’ me dá uma enorme felicidade e agradeço muito o reconhecimento do meu trabalho de tantos anos aqui na cidade, no Brasil e no mundo divulgando a cultura da Bahia, que eu amo tanto. E imagino que, quando as pessoas chegam e se deparam com meu nome na Arena, isso vai muito além de mim”.

 

Mudanças – O cantor Lincoln Senna subiu ao palco pela primeira vez no réveillon em 2015 com a banda Duas Medidas. Em 2023, comemora sua sexta apresentação, agora em carreira solo. O artista destaca as mudanças na carreira e na festa ao longo dos anos, parafraseando Raul Seixas ao citar: “Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”.

 

“O mundo mudou, e graças a Deus eu mudei junto com o mundo, mas sem me perder. E diante de tantas mudanças, diante de tantas evoluções, vim amadurecendo, me conhecendo e tendo cada vez mais certeza de que eu nasci para isso. E estar comemorando a chegada do novo ano nesse palco potente, enorme, na nossa terra, é sinal de que a maturidade veio e vai continuar crescendo, nos levando a lugares cada vez melhores e maiores”, conta Senna.

 

Presente desde o primeiro Virada Salvador, que celebrou a chegada de 2018, o cantor Danniel Vieira é só alegria ao falar do evento. “É uma honra fazer parte dessa festa há seis anos. O Virada Salvador é um festival que faz parte da minha carreira. Sentimos saudade nos anos de pandemia, mas voltamos com força total e seguimos celebrando a vida! Como artista do sertanejo da Bahia, representando o estilo musical no estado, a festa tem sido uma grande oportunidade de consolidar minha carreira. E aproveito sempre pra levar a família inteira para o palco, neste grande evento que marca o calendário da cidade”.

 

Programação – O Festival Virada Salvador acontece entre os dias 28 de dezembro de 2023 e 1º de janeiro na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio. A programação completa do palco principal e palcos alternativos pode ser acessada no site https://viradasalvador.salvador.ba.gov.br/ ou na página @viradasalvador no Instagram.