Data de Hoje
30 April 2024
Foto: Reprodução/Imagens top

Dengue se alastra nos bairros da Barra e Rio Vermelho

Confira as ações para garantir que sua residência ou estabelecimento fique livre do mosquito

Impulsionado pelo verão e pelas férias escolares, os meses de janeiro e fevereiro são de alta temporada em quase todo o Brasil. Ocorre que na alta estação tem acontecido, também, a proliferação de muriçocas e do aedes aegypti. Em Salvador, desde a última semana de dezembro, a população já pode denunciar possíveis focos do mosquito aedes aegypti e solicitar vistorias por parte do Centro de Controle de Zoonoses através da Central de Combate ao Aedes, no telefone 3202-1808. O canal telefônico funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriados), sempre das 8h às 17h. O objetivo da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é “facilitar e tornar mais rápido a contenção do vetor transmissor das viroses em todas as localidades do município”.

Em 20 dias de instalado o sistema por telefone já registrou 350 denúncias. A maioria consolida o histórico de incidência de criadouros do aedes no Distrito Sanitário que compreende os bairros da Barra e Rio Vermelho. Locais nobres da capital, os dois bairros mantêm-se na liderança da profusão do mosquito desde 2009. “O controle vetorial do Aedes é uma luta que só será vencida se houver uma cooperação entre o poder público e a população. Por isso disponibilizamos o canal telefônico que é utilizado exclusivamente no recebimento de denúncias de prováveis focos do mosquito”, informa Isabel Guimarães, coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue.

Aplicativo – Desde o último dia 4, a população e o poder público ganharam uma nova arma para combater o mosquito aedes aegypti, que é o transmissor da dengue, febre chikungunya e zika. O Caça Mosquito é um aplicativo de celular, inicialmente na plataforma Android, que possibilita fotografar e denunciar criadouros, em qualquer lugar e a qualquer hora.

A iniciativa da Sesab-Secretaria da Saúde do Estado da Bahia em parceria com a Prodeb-Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia busca, simultaneamente, localizar os criadouros a partir do georreferenciamento (GPS) e acionar os órgãos municipais para a eliminação dos focos. Como resultado, espera-se controlar rapidamente os surtos. O aplicativo está disponível para download no Google Play (https://goo.gl/Om6JvA) e até o final do mês, segundo a Sesab, os usuários da plataforma iOS poderão utilizar o sistema. De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, esta é mais uma estratégia complementar de combate ao mosquito.

Os machos se alimentam apenas de substâncias vegetais e açucaradas.

Antes de embarcar para aquela viagem de merecidas férias, é importante que fiquemos atentos para deixar a casa livre do mosquito, como os cuidados com a piscina e caixa d´água que podem ser potenciais criadouros do Aedes aegypti por acumular água parada. O e-mail foi enviado aos prestadores de serviços do setor registrados no sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas. Nele estão listados os cuidados que devem ser tomados nos locais com potencial para proliferação do mosquito como jardins, quintais, cozinhas, depósitos, animais de estimação e banheiros.

Confira as ações para garantir que sua residência ou estabelecimento fique livre do mosquito:

Jardins

Local: Pratinhos de vasos com plantas

Ação: Não deixe a água acumular

Local: Plantas em água para enraizar

Ação: Manter a boca do recipiente protegida por algodão, papel alumínio, tecido, etc.

Local: Bromélias ou plantas que acumulam água

Ação: Lavar com mangueira em jatos fortes 2 vezes por semana para sempre retirar a água acumulada que pode conter larvas do mosquito

Local: Ocos das árvores, bambus

Ação: Preencher com serragem, cimento ou areia

Local: Muros com cacos de vidro

Ação: Preencher com massa ou areia.

Cozinha

Local: Geladeira

Ação: Limpe periodicamente o recipiente de água atrás da geladeira para não transformá-lo num local propício à proliferação das larvas do mosquito

Local: Filtro

Ação: Limpe a base e evite o acúmulo de água

Local: Lixeiras externas

Ação: Fazer furos na parte inferior.

Local: Lixo interno

Ação: Manter o lixo ensacado e o recipiente tampado.

Depósitos

Local: Pneus usados

Ação: Furar e encaminhar para a reciclagem sempre que possível; se utilizados como brinquedos infantis faça um furo na parte inferior; se for guardá-los os mantenha secos e cobertos.

Local: Vasilhame a ser descartado (casca de coco, latas de refrigerantes, copo plástico), garrafas, embalagens, etc.

Ação: Furar, amassar, cortar, picar, etc. de maneira que não se transformem em recipientes nos locais finais de depósito.

Animais de estimação

Local: Aquários para peixes

Ação: Mantê-los limpos e tampados ou telados e, se possível, criar uma espécie larvófoga (que se alimenta de larvas).

No Banheiro

Local: Caixas de descarga, vasos sanitários e ralos com pouco uso

Ação: Mantê-los sempre bem limpos e jogar água misturada com água sanitária duas vezes por semana.

Por Albenísio Fonseca/ Tribuna da Bahia