Data de Hoje
20 April 2024
Foto: Reprodução

Depilar virilha não é sinônimo de higiene para a mulher, alerta estudo

Se você acha que a depilação completa é sinônimo de higiene, vai ter uma surpresa. De acordo com um estudo realizado pela revista JAMA Dermatology, 62% das mulheres entrevistadas acreditam que a depilação de virilha completa é sinônimo de asseio e saúde (84% preferem algum outro tipo de depilação). Não sabendo as mulheres que a remoção da maioria ou todos os pelos pubianos, seja pela depilação com cera ou através de cremes depilatórios, equivale a chamar a sujeira e as bactérias para a sua área genital.

Alguns ginecologistas acreditavam que a depilação completa era procurada para um maior prazer sexual, mas muitas mulheres fazem isso por questões como saúde e limpeza. Conduzido em um grupo multirracial de mulheres, com idades entre 18 e 65 anos, o estudo prova que o mito transcende tanto a raça quanto a idade (embora as mulheres jovens e caucasianas pareçam gostar mais da depilação completa).

Mais do que nunca, os médicos querem que as mulheres saibam que os pelos estão em nosso corpo por um motivo muito importante: prevenir infecções. É fundamental importância este conhecimento, quando meninas de 13 anos já se depilam por influência da mídia, pressão social e proliferação da pornografia. Entre as mulheres adultas, a autoestima e a preferência do parceiro também desempenham um papel significativo.

A Dra. Vanessa Mackay, porta-voz do Royal College of Obstetricians and Gynaecologists (RCOG) fala sobre a importância em ter pelos pubianos. “[Eles] oferecem uma barreira natural que mantém a área limpa, diminuindo o contato com vírus e bactérias e protegendo a pele sensível da área”, disse. “Os pelos pubianos também ajudam a controlar a umidade da área, o que diminui as chances de infecções fúngicas.”

Os malefícios da depilação variam desde pelos infeccionados, até reações alérgicas na vagina, segundo artigo do Times. Por causa da depilação, ocorrem 3% das emergências de saúde relacionadas a traumas vaginais. “Se você raspa seus pelos pubianos, está em maior risco de ter verrugas genitais”, adiciona Dra. Vanessa.

Para quem realmente detesta a idéia de ter pelos lá embaixo, a mmelhor opção é a depilação a laser. O laser afeta os pelos escuros e grossos, deixando a pele ao redor deles intacta, de acordo com o WebMD. Os profissionais aconselham que as possíveis clientes pesquisem sobre a experiência dos profissionais disponíveis e a segurança dos lasers que eles usam.

Por Click Notícias