Data de Hoje
24 April 2024
Foto reprodução

Deputado diz que ACM Neto teria influenciado Temer a vetar empréstimo para a Bahia

O deputado federal Afonso Florence (PT) disse, em entrevista à Rádio Metrópole nesta segunda-feira (31), que o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), pode ter sido o pivô do veto do presidente Michel Temer (PMDB) a verba que seria usada pelo governador Rui Costa (PT) em iniciativas como obras de infraestrutura. “Ele [Temer] suspende um contrato de empréstimo para a Bahia, dizem até que o prefeito de Salvador, ACM Neto, teria ido lá pedir a Temer para não assinar esse empréstimo para a Bahia”, disse.

Ainda segundo o petista, de olho nas eleições do próximo ano, o Neto utiliza a Rede Bahia para se promover. “Rui [governador] quando vai inaugurar uma obra, é obrigação. É obrigação dele viajar para o interior do estado. O prefeito usa a Rede Bahia para divulgar suas ações. Coloca placas em obras que não são dele”, afirmou.  “Neto agora posa de santo. Abandona a administração de Salvador, tenta inaugurar um viaduto que o governo Rui Costa fez… Chega a ser tragicômico!”, acrescentou.

Para Florence, Neto é um mau gestor e tem prejudicado a Bahia ao tentar colocar o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), no lugar de Temer. “Fica articulando nos bastidores para Maia ir para presidência. Ele é um defensor da reforma da Previdência, reforma trabalhista. A atuação de Neto em Brasília só tem prejudicado a Bahia”, disse.

Além disso, o deputado acredita que a denúncia contra Temer não será aprovada na Câmara em votação que acontece nesta quarta-feira (2). “Eu acho que Temer passa”. De acordo com Florence, apesar de haver “provas robustas”, o presidente “opera o plenário”. “O fato é que Temer operou a CCJ [Comissão de Constituição, Justiça ] e vai operar no plenário. Temer anuncia que tem maioria, mas nós vamos trabalhar para autorizar a investigação. Segundo a imprensa, ele libera recursos de emendas obrigatórias para deputados. Nas emendas falam os deputados que empenharam, essa liberação de volumes vultosos tem levado a imprensa a dizer que Temer está comprando deputados”, completou.