Data de Hoje
18 April 2021

Descaso da prefeitura esgoto a céu aberto coloca moradores de Campinas de Pirajá em risco

Além da exposição a diversos tipos de doenças, quando chove o esgoto transborda e invade a casa dos moradores

Um mau cheiro terrível e grave exposição a inúmeras doenças. É com esta realidade que os moradores da comunidade de Osório Vilas Boas, em Campinas de Pirajá, são obrigados a conviver dia após dia.

Um esgoto a céu aberto, sem assistência de saneamento básico e sem projeto de construção de estação de tratamento é um problema antigo para os moradores que não possuem condições financeiras de deixar o local e são obrigados a conviver com essa realidade há anos. Dona Nair dos Santos, uma senhora de 68 anos, conta o sofrimento pelo qual ela passa diariamente e, em especial, quando chove.

“Quando chove eu não posso descer. A parte de baixo da minha casa não tem como ser utilizada. A chuva se mistura com esse esgoto que transborda e invade minha casa, não só a minha, como a de outras pessoas. Fico presa na minha própria casa quando chove, porque não posso descer pela escada com essa água suja dentro”, desabafa

Ainda é possível ver a marca que a água suja deixou nas paredes: “A última chuva que teve me deixou ainda mais doente, fraca. Este esgoto acabou com a minha saúde, eu peguei leptospirose, além de perder tudo dentro de casa por causa da água que entrou, pedi a morte. Moro aqui há 20 anos, já vi muitos políticos passarem e a situação não muda por aqui. Tudo que eu queria era que fizessem este esgoto”.

IMG_4526

A situação é difícil para todos os moradores. A cabeleireira Joseane de Jesus de 17 anos, conta que perdeu sua única fonte de renda, por causa da enchente que acontece no esgoto, quando chove no local. “Todas as vezes que chove, eu e todos os moradores passamos por isso. Eu e uma amiga que tínhamos nosso materialzinho de unha e de cabelo, perdemos tudo. O único dinheiro que sobrevivia era com o desse salão. Agora estou grávida e desempregada”, denuncia.

 

Varela noticias

Facebook Comments