Data de Hoje
14 August 2022
Banda de Música da Marinha celebra o Dia do Marinheiro no Farol da Barra (Foto: Reprodução/G1)

Dia do Marinheiro é comemorado com programação especial durante semana na Barra

memorado nesta quarta-feira (13), o Dia do Marinheiro terá cerimônia militar no Farol da Barra, em Salvador, a partir das 11h, em homenagem ao aniversário de nascimento do Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, Patrono da Marinha do Brasil (MB).

Realizada pelo Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), a cerimônia, que será realizada no Forte de Santo Antônio da Barra, onde estão localizados o Farol da Barra e o Museu Náutico da Bahia, terá como destaques o hasteamento do Pavilhão do Patrono da Marinha, acompanhado por salva de 19 tiros de canhão disparados por navio da Marinha.

Além disso, a cerimônia vai contar com a condecoração de personalidades e autoridades civis e militares com a Medalha “Mérito Tamandaré”, e também a premiação de estudantes vencedores do concurso de redação da “Operação Cisne Branco”. O baiano Matheus de Souza, vencedor nacional no ensino fundamental, também irá participar do evento.

Na Bahia, o Dia do Marinheiro tem um significado especial, pois entre 1844 e 1846 o Almirante Tamandaré comandou, ainda como Capitão de Fragata, a Divisão Naval do Centro, Organização Militar sediada em Salvador/BA, percussora do Comando do 2º Distrito Naval.

Também foi nos mares da Bahia que o Almirante Tamandaré teve seu batismo de fogo aos 15 anos, como voluntário da recém-criada Armada Imperial que, em 1823, combateu a esquadra portuguesa que se opunha à independência do Brasil.

Além da cerimônia do “13 de Dezembro”, confira abaixo eventos compõem as comemorações da Semana da Marinha em Salvador:

– 13 de dezembro: Exposição temática da Marinha do Brasil
Equipamento militares, réplicas, vídeos, material de sinalização náutica, simulador de navegação, informações sobre segurança da navegação e como ingressar na Marinha e até mesmo um simulador de navegação.
Evento aberto ao público no largo do Farol da Barra, a partir das 10h.

– 16 de dezembro: 1ª Corrida do Marinheiro
Corrida não competitiva com participação de pelotões de organizações militares da Marinha Brasil e de outras Forças.
Evento aberto ao público, no Largo do Farol da Barra, a partir das 16h.

– 17 de dezembro: 46ª Regata João das Botas,
Tradicional regata de saveiros na Baía de Todos os Santos, com largada da praia do Porto da Barra, a partir das 13h.

– 18 de dezembro: Sessão Especial do Dia do Marinheiro
Eventos para convidados, na Assembleia Legislativa da Bahia, a partir das 10h. (Por G1BA)

Facebook Comments