Data de Hoje
19 June 2021

Dia Internacional da Música é celebrado com mobilização e edição especial do Viver Barra

No Dia Internacional da Música – celebrado mundialmente nesta quinta-feira (1º) –, a Prefeitura, através do Escritório Salvador Cidade Global, convida os soteropolitanos a apoiarem Salvador ao título de Cidade da Música da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, assinando a petição online que está disponível no site www.cidadedamusica.salvador.ba.gov.br. Também para marcar a data, será realizada uma edição especial do Viver Barra, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), no Deck do Forte Santa Maria (Barra), das 18h30 às 20h.
 
Durante a edição especial do Viver Barra, o Escritório Salvador Cidade Global irá instalar backsdrops com a marca do projeto para que as pessoas possam se fotografar e publicar as fotos nas suas redes sociais com a hashtag #SalvadorCidadedaMusica. Também será distribuído material explicativo sobre como assinar a petição online. A proposta, de acordo com o gestor do Escritório Salvador Cidade Global, Jorge Khoury, é promover a ativação da marca Salvador Cidade da Música estando presente em eventos culturais da agenda do município. “São ambientes ideais para sensibilizar e envolver a sociedade na conquista dessa chancela da UNESCO”, explica Jorge Khoury.
 
A experiência pioneira, inclusive, aconteceu durante o Festival da Primavera, quando foram instalados backdrops com a marca Salvador Cidade da Música e diversas pessoas puderam conhecer a projeto, fotografar e aderiram à campanha espontaneamente. As cantoras Larissa Luz, Paula Lima e Luciana Mello, que se apresentaram no festival, deram apoio fotografando com a marca e compartilhando em suas redes sociais. O rockeiro Márcio Melo também aderiu, assim como Arnaldo Antunes e a banda Babado Novo. O lançamento oficial da candidatura ocorreu em julho desse ano, em evento realizado no Candyall Guetho Square na presença do prefeito ACM Neto e do músico Carlinhos Brown.
 
Se for selecionada, Salvador será a primeira cidade brasileira a integrar a UNESCO Creative Cities Network no segmento musical, ao lado de Bogotá (Colômbia), Bologna (Itália), Brazzaville (República do Congo), Ghent (Bélgica), Glasgow (Reino Unido), Hamamatsu (Japão), Hannover (Alemanha), Harbin (China), Mannheim (Alemanha), Seville (Espanha). A Rede de Cidades Criativas da UNESCO tem como objetivo promover a cooperação internacional entre cidades comprometidas em investir na criatividade como uma propulsão para o desenvolvimento urbano sustentável, a inclusão social e aumento da influência da cultura no mundo. A Rede engloba sete áreas temáticas: Artesanato e Artes Folclóricas, Design, Filme, Gastronomia, Literatura, Artes Midiáticas e Música.
 
Viver Barra – O projeto Viver Barra acontece a partir das 18h, no Deck do Forte Santa Maria, e reúne voz, guitarra, violino, piano elétrico, baixo e bateria dos músicos Jaqueline Damasceno, Paulo Primo, Junio Santana, Bruno Aranha, Luis Almiro e Roberto Aranha. “A intenção é de promover junto ao público a música produzida na capital baiana, que faz parte do Viver Barra, assim como promover Salvador como Cidade da Música com a participação dos cidadãos”, afirmou o presidente da Saltur, Isaac Edington.
 
O Viver Barra prossegue com o Música no Ponto na sexta-feira (2), no Deck do Forte Santa Maria, com o trombone, piano elétrico, bateria e contrabaixo de Fred Dantas, Thiago Mendes, Lucas Paulo e participação de Reinan Proença, a partir das 17h30. Em seguida, às 19h30, é a vez da apresentação de voz e violão de Débora Luz e Jaguar Andrade. No sábado (3), no Largo do Farol, os músicos Paulo Primo, Bruno Aranha, Roberto Aranha e Junio Santana unirem a guitarra, teclado, bateria e violino, às 17h30. Já a banda Flor Serena vai promover um verdadeiro arrasta-pé com voz, sanfona, zabumba e triângulo, às 19h30. No mesmo dia, no Porto da Barra, o Música no Ponto conta com duas apresentações de graça para moradores e frequentadores do local. Às 17h30, o trio Fred Dantas, Pedro Dantas e Henrique Barreto executam canções com trombone, bateria e guitarra. Logo após, a Banda Metáfora, formada em 1995 e com trabalho voltado para a MPB e o pop, fazem show para o público às 19h30.
Fonte: AGECOM/ Foto: Montagem Click Notícias
Facebook Comments