Data de Hoje
28 April 2024

Dinheiro é principal meio de pagamento para 71% dos brasileiros, diz pesquisa

O surgimento de novas tecnologias na área financeira e o crescente uso de cartões ainda não substituiram o dinheiro em espécie, que continua sendo o principal meio de pagamento do brasileiro para os gastos do dia a dia, segundo pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva. Dos entrevistados, 71% usam cédulas para compras do cotidiano.

Os cartões de débito (24%) e crédito (4%) aparecem logo em sequência. Entre os que usam cédulas de papel, 77% dizem que consideram o meio mais fácil para administrar a vida financeira. 66% afirmam que conseguem mais descontos pagando em dinheiro vivo.

O uso do dinheiro vivo é ainda mais frequente entre as  classes D e E (89%), pessoas menos escolarizadas (são 81%, na faixa de ensino fundamental) e fora do mercado de trabalho. Entre os desempregados, 88% optam por cédulas como meio de pagamento, com percentuais semelhantes aos de donas de casa (81%), empregados sem CLT (81%) e autônomos (79%).

Levando em consideração a faixa etária, os jovens entre 18 e 29 anos são mais adeptos do dinheiro vivo (80%), visto que o grupo está entre os mais desbancarizados.

O levantamento do Instituto Locomotiva entrevistou 1.500 pessoas em 11 regiões metropolitanas brasileiras, no Distrito Federal e em duas cidades do interior de São Paulo durante o mês de junho.

Uso de cartões em crescimento

O Banco Central divulgou um estudo no mês passado mostrando que, no fim de 2018, o Brasil tinha 98,7 milhões de cartões de crédito e 115,4 milhões de cartões de débito ativos. O levantamento também apontou que celulares e tablets foram pelo segundo ano seguido o principal canal para transações bancárias, registrando 29 bilhões de transferências.

As transações com os cartoões plásticos subiram 18% na comparação anual, para R$ 850 bilhões no primeiro semestre deste ano, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).