Data de Hoje
25 April 2024
Foto: Fernando Vivas / Estadão Conteúdo

Documento prova que parentes de Geddel atuam como representantes do La Vue

Parentes do ministro-chefe da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, atuam como representantes do empreendimento La Vue junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, um primo e um sobrinho representam formalmente o projeto na disputa com o órgão federal.

Em um documento anexado no processo administrativo que tramitou junto ao Iphan, a Porto Ladeira da Barra Empreendimento, empresa responsável pelo La Vue, nomeou como procuradores os advogados Igor Andrade Costa, Jayme Vieira Lima Filho e o estagiário Afrísio Vieira Lima Neto.

Jayme é primo de Geddel e Afrísio é filho do deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), irmão do ministro.

Ainda segundo a reportagem, a procuração foi assinada em 17 de maio de 2016, cinco dias depois de Geddel tomar posse como ministro. Ela não tem prazo de validade.

Na gestão Dilma Rousseff (PT), o Iphan havia embargado a obra por considerar que o prédio afetaria monumentos tombados da região como o Forte de São Diogo e a Igreja de Santo Antônio da Barra.

O documento possibilita aos advogados e ao estagiário “representar o outorgante [empreendimento La Vue], conjunta ou separadamente, perante o Iphan”, dando poderes para “interpor recursos perante qualquer juízo, instância ou tribunal”.

Em entrevista, Geddel afirmou que assinou um contrato de compra e venda de um imóvel no empreendimento em 2015.

Bahia BA