Data de Hoje
27 July 2024

Em pesagem “de mentirinha”, Bisping abusa da provocação contra campeão

A pesagem “de mentirinha” do UFC 199, que aconteceu nesta sexta-feira (3), em Los Angeles (EUA), esquentou nas duas últimas encaradas da noite. Michael Bisping, desafiante ao cinturão peso médio, chegou a tocar de punho fechado na barriga do atual campeão, Luke Rockhold, o que deu início a uma discussão apartada por Dana White, presidente da franquia.

“Chega, chega”, disse o chefão, repetidamente, enquanto Bisping forçava aproximação contra o adversário. Rockhold disparava provocações, mas à distância.

Logo depois, em entrevista, o campeão disse: “Ele realmente trabalhou para chegar até aqui. Agora, verá que estou no topo do jogo”.

O inglês Michael Bisping, seguindo seu estilo falastrão, respondeu prontamente que Rockhold será o “lutador a ter o título tirado por mim”.

Pouco antes, os rivais declarados Dominick Cruz e Urijah Faber. prontos para o terceiro combate entre eles, também trocaram provocações – eles, no entanto, sem contato físico. Essa será outra luta por cinturão na noite: Cruz é dono do posto mais alto dos pesos galos.

Todos os atletas bateram os pesos e confirmaram os duelos.

Reprodução

Dominick Cruz e Urijah Faber fazem encarada para UFC 199

A pesagem de mentirinha

Em março, tendo em vista a saúde dos atletas, a Comissão Atlética da Califórnia instituiu nova rotina para a realização das pesagens dos eventos realizados no Estado, a começar pelo 199.

Os lutadores subiram na balança oficialmente às 10h (horário local, 14h de Brasília), às portas fechadas, em local definido pela entidade.

Portanto, em vez de ocorrer 24h antes da noite de combates, a pesagem foi feita com 30h de antecedência. O objetivo: fazer com que os atletas comecem a reidratação mais cedo.

Por consequência, o que foi aconteceu na noite desta sexta foi um “teatrinho”: o peso anunciado para cada atleta foi o anotado mais cedo, na medição oficial.

As diferenças foram visíveis. Os competidores não se importaram em subir de meias (e até calça ou com bananas nas mãos) na balança e apresentaram visual mais saudável. Nas pesagens tradicionais, é comum ver um aspecto físico de “caveira” e rostos fechados. Os sorrisos abertos deram o tom do evento.

Reprodução

Clay Guida sobe na balança com banana na mão. A pesagem “de mentirinha” permitiu isso

Luke Rockhold, que colocará o cinturão peso médio em disputa contra Michael Bisping, aprovou a mudança: “O benefício para os lutadores vale a pena, desde que mantendo as encaradas, o show”.

Quem também gostou foi Urijah Faber, norte-americano que tentará tomar o cinturão peso galo de Dominick Cruz: “Garante que estaremos bem hidratados e bem nutridos”, avaliou.

CARD PRINCIPAL (a partir de 23h de Brasília):

Peso-médio: Luke Rockhold x Michael Bisping
Peso-galo: Dominick Cruz x Urijah Faber
Peso-pena: Max Holloway x Ricardo Lamas
Peso-médio: Dan Henderson x Hector Lombard

CARD PRELIMINAR (a partir de 19h15 de Brasília):

Peso-pena: Brian Ortega x Clay Guida
Peso-leve: Beneil Dariush x James Vick
Peso-palha: Jessica Penne x Jessica Andrade
Peso-pena: Cole Miller x Alex Caceres
Peso-meio-médio: Sean Strickland x Tom Breese
Peso-meio-pesado: Jonathan Wilson x Henrique Frankenstein
Peso-médio: Kevin Casey x Elvis Mutapcic
Peso-leve: Polo Reyes x Dong Hyun Kim