Data de Hoje
23 September 2021
Taxistas chegaram à prefeitura de Salvador após carreata (Foto: Natally Acioli/ G1 BA)

Em protesto contra Uber, taxistas fazem carreata em ruas de Salvador

Manifestação saiu da Rótula do Abacaxi e segue em direção à prefeitura.

Motoristas dizem que querem alertar população sobre risco de aplicativo.

Taxistas de Salvador saíram em carreata na manhã desta quarta-feira (13), como forma de protesto contra a atuação do aplicativo Uber na capital baiana. Eles se concentraram na Rótula do Abacaxi e saíram de lá por volta das 9h50, tendo como destino a sede da prefeitura, no centro da cidade. O percurso da carreata é a Avenida Bonocô, Dique do Tororó e Avenida Sete de Setembro.

O aplicativo iniciou a operação na cidade na quinta-feira (7). A capital baiana é a 10ª cidade do país a receber o serviço no país, mesmo após a prefeitura ter se posicionado contra a atuação da empresa. Já foram apreendidos dois veículos a serviço do Uber, na sexta-feira (8), segundo a Secretaria de Mobilidade (Semob). Conforme a pasta, a fiscalização contra a atuação do aplicativo continua.

Segundo a Associação Metropolitana dos Taxistas (AMT), a manifestação desta quarta-feira (13) pretende alertar a população sobre os riscos que os passageiros correm ao usar o transporte, além da concorrência que oferece aos motoristas de táxi.

“Além de não passar por nenhuma vistoria, os veículos que operam o Uber não têm regulamentação e não são cadastrados. Não tem como saber quem está transportando vidas, diferente dos 7.200 taxistas registrados na prefeitura, que pagam por essas vistorias “, defendeu, em nota, o presidente da Associação, Valdeilson Miguel.

O taxista Mario Vilas Boas critica a falta de fiscalização contra os motoristas do aplicativo. “É um sistema que não tem segurança, não tem fiscalização. Se acontecer algo [com um táxi], o passageiro tem como recorrer, já com o Uber não tem como porque ele não tem alvará. Muita gente reclama que a frota de táxi de Salvador é velha, mas no Brasil é a frota de Salvador é a mais nova, pois sempre estamos trocando os carros”, disse.

O preço baixo cobrado pelos condutores também é criticado pelos motoristas de táxi. “Eles estão invadindo um mercado que foi conquistado pelos taxistas e chegam com a mão abanando com esse preço baixo. Estão usando uma tática americana, que consiste em baixar todos os preços para quebrar a concorrência, e quando quebrar a concorrência, colocar o valor exato do trabalho deles. Trabalhar com esse preço não dá, fico com pena do motorista do Uber que se presta a isso”, afirma o taxista Cláudio Aleixo.

Taxistas seguem em carreata da Rótula do Abacaxi até sede da prefeitura nesta quarta (Foto: Natally Acioli/ G1 BA)
Taxistas seguem em carreata da Rótula do Abacaxi até sede da prefeitura nesta quarta (Foto: Natally Acioli/ G1 BA)
Protesto deixa trânsito lento na Avenida Bonocô (Foto: Natally Acioli/ G1 BA)
Protesto deixa trânsito lento na Avenida Bonocô (Foto: Natally Acioli/ G1 BA)
Por G1 BA
Facebook Comments