Data de Hoje
31 July 2021

Empresas podem apresentar propostas para o sistema VLT até 30 de junho

As empresas interessadas em gerir o sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Salvador, terão até o dia 30 de junho para apresentar propostas. O aviso de licitação para implantação e operação do VLT foi publicado neste mês, no Diário Oficial do Estado (DOE). O edital de concessão nº 01/2017 foi divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

O VLT terá quase 19 quilômetros de extensão e 21 paradas. As intervenções estão previstas para acontecer em duas etapas, sendo a primeira, entre o Comércio e Plataforma, com 9,4 quilômetros, e a segunda, entre Plataforma e São Luiz, com 9 quilômetros.

Segundo o presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eduardo Copello, após a entrega das propostas e a verificação da documentação, o projeto irá a leilão na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), onde se dará o vencedor da licitação. “A conclusão deste processo está prevista para a primeira semana de julho, quando conheceremos a concessionária do VLT. Podem participar empresas nacionais, internacionais ou ainda consórcios”, explicou.

Atualmente, a malha ferroviária que liga Paripe à Calçada tem 13,6 quilômetros e opera com trens de 40 em 40 minutos, disponibilidade que será de 10 em 10 minutos após a implantação do VLT. O sistema de trens que atende mais de 600 mil moradores do Subúrbio Ferroviário de Salvador foi implantado em 1860, e nos anos 70 recebeu a forma que apresenta até hoje.

Facebook Comments