Data de Hoje
26 April 2024

Espanha pode se tornar primeiro país da Europa a aprovar licença menstrual

A Espanha pode se tornar o primeiro país da Europa a aprovar uma licença menstrual para mulheres que sofrem com fortes dores durante o período da menstruação – tendo o direito a solicitar uma licença médica do trabalho.

Espanha pode se tornar primeiro país da Europa a aprovar licença menstrual — Foto: Getty Images

O projeto de lei aprovaria o afastamento de três dias para as mulheres que sentem graves dores durante no período. A medida faz parte de um projeto maior que envolve outros temas da saúde feminina e deve ser enviado para aprovação do Executivo espanhol na próxima semana.

Neste projeto, o foco principal é a ampliação do acesso ao aborto e, segundo a imprensa local, a lei pretende permitir que meninas a partir dos 16 anos tenham acesso a interrupção da gravidez sem a autorização dos pais.

Um dos principais nomes envolvidos neste projeto é o da secretária de Estado da Espanha para a Igualdade, Angela Rodriguez. Em março deste ano, ela disse em entrevista ao jornal El Periodico que é importante esclarecer o que é uma menstruação dolorosa. “Não estamos falando de um leve desconforto, mas de sintomas graves como diarreia, fortes dores de cabeça, febre”, afirmou.