Data de Hoje
27 April 2024
Absorrvente interno - Foto reprodução / Capricho

Especialista em ciência reprodutiva garante não haver problema em evitar a menstruação; entenda

Algumas mulheres sentem-se femininas ao menstruar e até preferem que a natureza siga o ritmo sem ser alterada por métodos contraceptivos hormonais. Mas, para outras, pode ser um verdadeiro inferno a cada mês.

A menstruação pode dizer muito com anda a saúde da mulher, já que o sangramento irregular pode significar alguns problemas nas glândulas tireoide e suprarrenal.

Por outro lado, muitas mulheres ainda são vítimas de confusão e desinformação relacionadas à suspensão da menstruação. Segundo os especialistas em saúde, não há nenhum problema quanto a isso e as mulheres não precisam se preocupar com consequências negativas para a saúde.

A pílula contraceptiva comum, que combina estrogênio e progesterona, trabalha principalmente para evitar a ovulação, e impede o útero de criar o revestimento que o prepara para abrigar um bebê.

Um ciclo comum de pílulas contraceptivas inclui sete dias de comprimidos sem hormônios. Quando essa fase chega para a mulher, ocorre uma queda dos níveis hormonais – que estavam sendo ingeridos através do medicamento -, assim, elas terminam menstruando nesse tempo. Por conta disso, algumas mulheres ignoram essa semana de comprimidos sem hormônios, evitando que essa menstruação artificial aconteça.

Se as mulheres têm o desejo de evitar que a menstruação aconteça, não existe nenhum problema em fazê-lo. Esse processo causado pela pílula é mais por consequência de “design” do que de necessidade, explicou o especialista em ciência reprodutiva James Segars da Universidade John Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos.

James esclareceu a revista The Atlantic que as mulheres queriam menstruar, tomando pílula, só para ter a certeza de que não estavam grávidas.

Algumas mulheres nos períodos menstruais sofrem com intensas cólicas, alterações de humor, bem como enxaquecas e até mesmo sintomas de endometriose, uma afecção ginecológica que afeta milhões de mulheres no mundo.

Para a especialista em saúde feminina, Alyssa Dweck, “não há nenhuma razão médica para elas menstruarem todos os meses, e não há nada de errado em aprimorar esse sistema que impede o sangramento, já que a menstruação pode ser considerada uma tarefa muito difícil para algumas mulheres”.

Caso esteja pensando em soluções hormonais para evitar o sangramento, essa é uma ótima opção, mas o importante é que você consulte um ginecologista para que o procedimento seja realizado com segurança.

Por Click Notícias