Data de Hoje
28 March 2024
Foto: Rafael Sanata/ Click Notícias

“Esse golpe é diferente dos golpes militares”, disse Dilma ao receber título de cidadã baiana

Depois de sofrer o impeachment na Câmara e no Senado que analisa o processo na Comissão Especial no Congresso Nacional, a presidente afastada Dilma Rousseff (PT) recebe o título de cidadã baiana na tarde desta quinta-feira (16), em sessão especial no plenário da Assembleia Legislativa proposta pelo líder do PT, deputado Rosemberg Pinto.

Minutos antes da sessão, a presidente foi recepcionada ao som de instrumentos de percussao e de coros de populares: “Dilma, guerreira, da patria brasileira” e de “volta, querida” na presença de políticos e autoridades, entre eles, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PSL), o líder do governo na Assembleia, deputado Zé Neto (PT), além do autor da sessão, deputado Rosemberg.

Para justificar a homenagem, o deputado Rosemberg destacou as politicas sociais e disse que Dilma mudou a realidade do povo brasileiro por meio do dos programas sociais, inclusive na Bahia: “A honraria neste momento tao delicado traz um simbolismo de solidariedade diante dos últimos acontecimentos. Sabemos que vossa excelência e uma pessoa honrada e estamos sendo vitimas de um golpe contra o respeito da vontade popular e o mandato legitimado pelo povo em total desrespeito a Constituição Brasileira e o desejo do povo que a elegeu com mais de 54 milhões de votos. Esse golpe não se dá pelos seus erros, mas sim pelos seus acertos. Estamos vendo um pais sendo usurpado por um grupo que quer reduzir o desenvolvimento do povo brasileiro e o objetivo deste golpe e blindar aqueles que em discurso falam de moralidade e de honestidade. 75% dos baianos se manifestam a favor do seu retorno e esse processo de Impeachment e um golpe que mancha a historia do Brasil”, disse o petista.

Em seu discurso no plenario da Assembleia, Dilma agradeceu a homenagem em que destacou seu apreço pela Bahia e reafirmou o compromisso com o desenvolvimento do Estado e do nordeste, alem de defender os avanços sociais do seu governo e reforçou a luta em defesa contra a violência a mulher. “Receber o titulo de cidadã pra mim e uma honra e eu me sinto muito orgulhosa porque como a musica diz: a Bahia e onde nasceu o Brasil, mas e onde se criou também o Brasil. Eu sinto um carinho pela Bahia porque a Bahia e o nordeste são importantes para o desenvolvimento do Brasil pela inclusão social e pela inclusão regional. Tenho muito apreço pela Bahia porque eu vim aqui defender os meus 54 milhões e meio de votos e desses 54 milhões e meio, uma parte importante eu recebi na Bahia. Eu tenho a obrigação e o dever de defender e de honrar esses votos”, afirmou Dilma.

Em um determinado momento do discurso, a presidente Dilma cometeu uma gafe ao errar as vias que dao o nome de Rotula do Abacaxi ao dizer “que confundiu a fruta” e engasgou durante discurso de um pouco mais de meia hora.

Sobre o famigerado “golpe” perpetrado contra ela pela oposição no Congresso Nacional que resultou no processo de impeachment, a presidente afastada comparou o atual momento com o que ocorreu durante o golpe militar. “Sabemos que está em curso um golpe que e diferente dos golpes militares. Eles dizem que não e golpe porque esta na Constituição, mas eles se esquecem que esta na Constituição que para ter impeachment tem que ter crime de responsabiidade e eles não conseguem discutir os quatro decretos, que eram seis, agora são quatro porque chegaram a conclusão que dois não dava para iniciar o processo e também com o plano Safra porque todo o tipo de decreto foi feito nos governos anteriores, inclusive no meu e nunca foi crime, virou crime agora e precisaram de um argumento para iniciar um processo de impeachment com uma vingança do então presidente da Câmara. Alem disso, esse golpe e diferente dos golpes militares. Se imaginarmos que a democracia e uma árvore e que um golpe militar e um machado destruindo, derrubando e matando a árvore, portanto, matando a democracia e instituindo a ditadura. Esse era o modelo dos golpes militares. O modelo do aual golpe e diferente em que a arvore e atacada por parasitas atacaveis que querem tirar dela a sua seiva. Temos que lutar pela democracia para extirpar as raízes dos parasitas que tentam sugar a nossa arvore da democracia”, revela Dilma.

Rafael Santana/ Click Notícias