Data de Hoje
21 February 2024

Estado vai adquirir mais um ferry boat e construir nova gaveta

A Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) estima finalizar até o fim do mês o reequilíbrio do contrato com a Internacional Travessias, que vai permitir a aquisição de uma nova embarcação para o sistema ferry boat, a décima da frota.

De acordo com o titular da pasta, Marcus Cavalcanti, o estudo já está em fase de conclusão pela Agerba, agência estadual que regula o serviço, para ser apreciado e definido pela Procuradoria-Geral do Estado. “Está praticamente concluído. Ele vai permitir a análise econômica e incorporar ao contrato a responsabilidade da concessionária, para que ela tenha a liberdade de comprar dentro dos parâmetros definidos pela PGE”, explicou o secretário
Segundo Cavalcanti, a definição do montante a ser investido depende da conclusão do levantamento, mas a expectativa é de que o navio esteja em operação no verão de 2019. 

O novo veículo terá características semelhantes às balsas mais modernas da frota, como a Zumbi dos Palmares e a Dorival Caymmi – com capacidade para transportar 162 e 174 veículos, respectivamente, e 1,2 mil passageiros cada. No entanto, não necessariamente a nova compra será realizada na Grécia, como foi feito anteriormente.

Além disso, o governo do Estado anunciou a construção de mais uma gaveta nos terminais de Itaparica e Salvador. A previsão é de que a obra, orçada em R$ 14 milhões, fique pronta em cerca de 10 meses.

Requalificação – As antigas gavetas de atracação dos terminais de São Joaquim e Bom Despacho também passarão por reformas. O objetivo da obra é permitir que as baias se adaptem aos diferentes tipos de embarcação disponíveis, o que irá otimizar o tempo de embarque e desembarque. 

Segundo licitação publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (8), o reparo deve ser iniciado em março e terminar após oito meses. A Seinfra garante que, durante o período, o sistema funcionará sem interrupções. Metro1