Data de Hoje
28 March 2024

Expansão do Territórios Culturais em Diálogo

Projeto realizado pela Secretaria no primeiro semestre de 2015 percorrerá novos territórios de identidade a partir de agosto. Baixo Sul será o primeiro território a receber o evento, dia 21 de agosto, no município de Valença.

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), realizará a segunda edição do evento aberto ao público Territórios Culturais em Diálogo: Cidadania, Gestão e Espaços Culturais, a partir de agosto de 2015. A primeira atividade acontecerá em Valença, no território de identidade Baixo Sul, no dia 21 de agosto, de 8h30 às 18h, no Centro de Cultura Olívia Barradas, espaço cultural administrado pela SecultBA. Até o final do semestre mais três territórios serão contemplados: Litoral Sul, Costa do Descobrimento e Litoral Norte, nos municípios de Itabuna, Porto Seguro e Alagoinhas, respectivamente.

Territórios Culturais em Diálogo: Cidadania, Gestão e Espaços Culturais realiza encontros que abordam o desenvolvimento da territorialização da cultura, além de reforçar políticas e diretrizes aos parceiros e à sociedade civil da SecultBA, através de discussão democrática e participativa. O evento tem como finalidade a discussão pública de temas importantes para o desenvolvimento cultural da Bahia e cumprimento de metas do Plano Estadual de Cultura. A ideia do encontro é reunir gestores, artistas, produtores, pesquisadores e demais agentes da área cultural.

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura, Sandro Magalhães, a atenção aos territórios da Bahia são fundamentais para que, de fato, a política seja estadual, contemplando a diversidade e a dinâmica de cada lugar. “O evento dará a oportunidade para que a comunidade cultural desses territórios formalizem instrumentos para concretizar a participação social prevista na política pública de cultura, tudo isso além do espaço de debate e formulação”, explica. 

Nesta segunda edição, em Valença, iniciando a programação, é proposta uma mesa aberta, com a temática Participação Social nas Gestões Culturais, com atividade mediada pela equipe da Superintendência, onde serão abordados a territorialização dos recursos da SecultBA, a consulta, a participação, a regulação social e o estímulo à processos formativos. A discussão subsidiará a criação de instância colegiada de gestão participativa para os espaços culturais, com a intenção de provocar os frequentadores, produtores, artistas e a comunidade das localidades onde os espaços culturais estão inseridos, além, também, da criação de câmaras técnicas de cultura nos colegiados de desenvolvimento territorial (CODETERs), como instância política decisiva sobre o processo de desenvolvimento do território.

Histórico – A primeira edição do evento aconteceu entre os meses de maio e junho de 2015, em Salvador, e houve intensa participação de outros Territórios de Identidade. OTerritórios Culturais em Diálogo foi composto por quatro encontros realizados no Espaço Xisto Bahia, um dos 17 espaços administrados pela SecultBA, e abordou os temasEspaços Culturais: Redes e Conexões, propondo a discussão da criação de uma rede de espaços culturais na Bahia, estabelecendo assim um canal de diálogo desse setor e compartilhamento de experiências de gestão; Participação e Controle Social para Gestões Culturais, que  debateu os espaços de participação da sociedade civil nas gestões culturais, avanços e limitações, além de mecanismos de participação que precisam ser criados para dialogar com as demandas da contemporaneidade; Cidadania e Diversidade Cultural em Debate, que abordou aspectos do desenvolvimento cultural humano, com ênfase na valorização da diversidade cultural do estado e na promoção de uma política cultural democrática e cidadã; e Territórios Culturais, que apresentou  o contexto dos territórios, fazendo uma avaliação sobre a política e discutindo aprimoramentos para a gestão. Com um público aproximado de cerca de 500 pessoas, contou com convidados representativos da sociedade civil e da comunidade acadêmica, discutindo temas relativos às frentes de ação da Sudecult.

Territórios Culturais em Diálogo: Cidadania, Gestão e Espaços Culturais

Quando: Sexta-feira, 21/08, de 8h30 às 18h

Onde: Centro de Cultura Olívia Barradas (Rua Maestro Barrinha, s/nº, Graça)

Quanto: Gratuito, aberto ao público.

Telefone: (75) 3641-3594 / (71) 3103-3441

E-mail: [email protected] / [email protected]

Realização: SecultBA