Data de Hoje
30 April 2024

Fabricante da arma usada para matar Marielle Franco decide parar de exportar para o Brasil

Empresa alegou que interrupção de venda ocorre devido às mudanças políticas e a “dura operação policial contra a população”

Uma das principais fabricantes de armas do mundo, a alemã HK (Heckler e Koch), decidiu não expor mais armas para o Brasil. Segundo a empresa, isto acontece devido às mudanças políticas e a “dura operação policial contra a população”. A decisão foi confirmada durante assembleia geral anual da empresa, a pedido da Associação dos Acionistas Críticos, nesta quinta-feira (27).

Vale ressaltar que a HK fornece fuzis e submetralhadoras para várias forças do Brasil, a Polícia Federal e as polícias do Rio. A arma de onde partiram os sete tiros que mataram a vereadora Marielle Franco (PSOL-Rio) foi uma submetralhadora HK MP5.

O presidente da empresa, Jens Bodo Koch, em 2019, já havia dito que a HK não forneceria mais armas ao Brasil, contudo não explicou o motivo.

Na reunião deste ano, porém, foi refeita essa pergunta questionando os critérios para a interrupção do fornecimento, de acordo com o que disse à reportagem Christian Russau, membro da diretoria da associação.

“O porta-voz afirmou: ‘Com as mudanças no Brasil, especialmente a agitação política de antes das eleições presidenciais e a dura ação da polícia contra a população, foi confirmada a decisão’”, relatou Russa.

Fonte: P notícias