
Facções soltam fogos em Salvador para anunciar união da Tropa do A com o PCC
Moradores de bairros como São Marcos, Pau da Lima, Jardim Cajazeiras e Sussuarana foram surpreendidos com uma intensa queima de fogos de artifícios na noite de terça-feira (29), em Salvador. Facções criminosas já utilizaram fogos de artifícios para comemorar a chegada de lotes de drogas e até aniversário de liderança, como ocorreu com o Comando Vermelho (CV), no aniversário de Anderson Souza de Jesus, conhecido como Cris e Buel.
A queima, dessa vez, aconteceria a contragosto da facção carioca. Em vídeos que a reportagem teve acesso, é possível ver uma intensa queima de fogos enquanto traficantes afirmavam que determinados bairros passavam a ter a atuação do Primeiro Comando da Capital (PCC). “Sussuarana agora é PCC, viu?” fala um traficante em vídeo. “Baixa da Paz agora é PCC, 1533, viu”, grita outro criminoso enquanto comemora a virada para facção paulista.
De acordo com fonte policial consultada, a ‘Tropa do A’, que atua nesses territórios, teria se integrado ao PCC. “Houve um rompimento entre a Tropa do A e o Comando Vermelho, que antes estavam alinhados. Agora, como a gente recebeu em vídeos, a facção teria se integrado ao que chamam de PCC da Bahia. Os fogos, além da comemoração, seriam para deixar claro a nova posição da Tropa do A, o que pode acirrar o clima entre as organizações criminosas na cidade”, diz, sem se identificar.