Data de Hoje
25 April 2024

FACEBOOK: Mark Zuckerberg dá explicações ao Congresso dos EUA a partir desta terça

O presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, terá um dia cheio nesta terça-feira (10/4). O fundador da rede social dará explicações sobre o uso indevido de dados de 87 milhões de pessoas em uma audiência conjunta dos Comitês de Justiça e de Comércio do Senado dos Estados Unidos (EUA).

A audiência, intitulada de “Facebook, Privacidade de Mídia Social e Uso e Abuso de Dados”, está prevista para começar às 14h15, horário local, e deve durar duas horas. Com o fuso horário, o encontro do executivo no horário brasileiro (de Brasília) deve começar às 15h15.

Mark Zuckerberg deve começar suas explicações assumindo a culpa e reforçando as mudanças que a rede social já está aplicando. A audiência será transmitida ao vivo pela internet no site:  www.judiciary.senate.gov.

Segundo o jornal “New York Times”, os parlamentares não devem ficar restritos apenas ao uso de dados de usuários do Facebook pela empresa de marketing político Cambridge Analytica. Eles ainda devem aproveitar a oportunidade para questionar Zuckerberg sobre a disseminação das chamadas “fake news” (notícias falsas) e sobre a interferência russa durante as eleições presidenciais de 2016 nos EUA.

Outro ponto a ser discutido gira em torno do reconhecimento ou não do Facebook como uma empresa de mídia, principalmente pelo fato da plataforma atualmente concentrar um grande número de informações e notícias compartilhadas dentro dela. Caso seja determinado que a empresa atua neste segmento, ela terá que passar por outras medidas regulatórias, lembra o jornal.

Nesta quarta-feira (11/4), Zuckerberg também prestará um depoimento com o mesmo objetivo para representantes da Comissão de Energia e Comércio da Câmara dos deputados. O horário previsto para a nova audiência será 10h da manhã (11h no horário de Brasília).

Nesta segunda, um documento com todos os argumentos que Zuckerberg utilizará em sua apresentação foi divulgado. Nele, o fundador da rede social se mostra arrependido e assume certos erros de sua empresa. Além disso, ele ressalta que mudanças importantes foram feitas no Facebook depois que o escândalo estourou.