Data de Hoje
20 April 2024

Famílias atingidas pelas fortes chuvas em Salvador são assistidas pela Sempre

Acolhimento acontece em parceria com a Defesa Civil

Com o início da Operação Chuva em Salvador, neste mês de abril, a população já conta com as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre). As atividades são intensificadas até junho próximo para amparar as necessidades de quem, eventualmente, passe por alguma situação de risco ou de emergência ocasionada pelo período chuvoso.

O órgão atua em quatro frentes principais. Uma delas é o acolhimento às famílias residentes em áreas de risco ao acionamento da sirene do Sistema de Alerta e Alarme. Também realiza distribuição de materiais para a higiene pessoal e necessidades básicas; atendimento em posto avançado da Sempre e acompanhamento das situações de alagamento.

As equipes da Sempre atuam de maneira integrada com outros órgãos da Prefeitura, acompanhando as vistorias realizadas pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), para selar as áreas que podem ser afetadas por alagamentos. Nos locais em que as famílias precisam deixar os imóveis, em função do risco, profissionais do órgão também realizam o cadastramento das vítimas para o acolhimento provisório em escolas parceiras, o fornecimento de materiais e a concessão de auxílios emergenciais, de acordo com cada situação de cada pessoa atingida.

Nos acolhimentos provisórios, além do atendimento e encaminhamento, são disponibilizados colchões, lençóis, cobertores, toalha, alimentação, kit higiene e limpeza. Caso a condição de desocupação do imóvel permaneça, as famílias são encaminhadas para o Auxílio Moradia.

“Desde o início deste ano, montamos um grupo de trabalho com vistas a preparar as nossas ações para a Operação Chuva. Nossos auxílios estão à disposição, caso seja necessário, e está sendo feita realmente uma interface com todos os órgãos municipais para a realização de um trabalho integrado”, conta o secretário da Sempre, Kiki Bispo.

Segundo o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, é muito importante essa relação entre a ação da Defesa Civil e o desdobramento da ação social feita pela Sempre para o amparo das famílias atingidas pela chuva. “É essencial que estejamos bem alinhados para atender à população que mais precisa. São famílias que geralmente moram nas áreas mais vulneráveis e de risco de Salvador”, afirmou.

Foto: Divulgação // Codesal