Data de Hoje
25 April 2024
Vereador Felipe Lucas ( MDB) Foto divulgação

Felipe Lucas propõe Mês de Acompanhamento Social

A atenção psicossocial a alunos da rede municipal é o foco do Projeto de Indicação nº 75/2018, de autoria do vereador Felipe Lucas (MDB). O texto sugere ao Executivo municipal incluir no Calendário Escolar do Município o Mês de Acompanhamento Social, Psicológico e Terapêutico.
O vereador argumenta que “situações que acometem crianças e jovens têm impacto direto no processo ensino-aprendizagem e impedem o desenvolvimento intelectual satisfatório dos estudantes”. De acordo com Felipe Lucas, o projeto vai permitir detectar situações de abuso a crianças das escolas públicas municipais. “Casos que, por razões diversas, não são denunciados”, aponta.

Vulneráveis

A proposição prevê ações pontuais acompanhadas por psicólogos, assistentes sociais e psicoterapeutas especializados para combater e prevenir problemas de natureza psicológica, adquiridos por situações de vulnerabilidade as quais os estudantes estão submetidos em seus lares ou comunidades.
Segundo Felipe Lucas, a ideia originou de conversas com diversos profissionais da área de educação: “Ocasiões em que tomei ciência de fatos tão estarrecedores que, como legislador e pai, me senti na obrigação de agir”.
Entre tantos exemplos ele cita casos de violência física e sexual, resultando em adolescentes grávidas dos próprios pais ou parentes e estudantes que não têm o que comer ou sequer onde dormir, pois algum membro da família vendeu tudo em casa para comprar drogas.