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23 October 2021

Ferry-Boat com movimentação tranquila

Na manhã desta quinta-feira quatro embarcações fazem as travessias Salvador/Ilha de Itaparica/Salvador: Dorival Caymmi, Maria Bethânia, Rio Paraguaçu e Juracy Magalhães Júnior. A embarcação Zumbi dos Palmares, está em stand by. O fluxo de pedestres e veículos neste momento é tranquilo nos terminais São Joaquim e Bom Despacho. As saídas ocorrem de hora em hora.

Devido ao grande fluxo registrado nos terminais do sistema Ferry-Boat entre os dias 9 e 13/outubro, o número de viagens praticado foi 71% maior, considerando o número obrigatório de viagens.

BALANÇO DA OPERAÇÃO ESPECIAL DO FERIADO DE NOSSA SENHORA APARECIDA

Movimento de passageiros e de veículos aumentou mais de 50% em comparação

ao mesmo período do ano anterior; operação contou com viagens bate-volta e funcionou 24h por dois dias.

Nos cinco dias operação especial do sistema Ferry-Boat para o Feriado de nossa Senhora Aparecida, o fluxo registrado entre os terminais São Joaquim e Bom Despacho teve um aumento de 55% para passageiros e de 53% para veículos, comparado ao mesmo período do ano anterior, superando os 30% inicialmente previstos. Entre os dias 9 e 13 de outubro, o sistema Ferry-Boat atendeu 144.816 passageiros e 21.288 veículos, com viagens bate-volta e dois dias de funcionamento 24 horas.

O número diário de atendimento foi: 30.218 na sexta-feira (9/10), 33.981 no sábado (10/10); 17.896 no domingo; 30.862 na segunda-feira (12/10); e 30.591 na terça-feira (13/10). O fluxo diário de veículos correspondeu a 4.593 na sexta-feira; 4.651 no sábado; 2.665 no domingo; 4.430 na segunda-feira; e 3.949 na terça-feira (13/10).  Os números resultam em uma média de 28.963 passageiros e 4.257 veículos atendidos por dia.

Os oito ferries (Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi, Agenor Gordilho, Anna Nery, Maria Bethânia, Rio Paraguaçu, Juracy Magalhães Júnior e Ivete Sangalo) se mantiveram a disposição da operação, com a maior parte do tempo tendo sete embarcações em tráfego, como previsto (o oitavo ferry teve a função de auxiliar o sistema nos momentos de manutenção preventiva obrigatória). Juntos, somente o Dorival Caymmi e Zumbi e Zumbi dos Palmares atendem a mais de 300 veículos e mais de mil passageiros.

Capacidade de atendimento e Operação 24h – Nestes cinco dias, foram realizadas 184 viagens oficiais e 130 viagens extras, ou seja, 314 no total. O número de viagens praticado é 71% maior, considerando o número obrigatório de viagens a serem realizadas, de acordo com o contrato de concessão com o órgão regulador (38 viagens/dia em dias úteis e 36 viagens/dia em domingos e feriados).

A dinâmica de atendimento do próprio sistema, com disponibilidade de vagas para pedestres e veículos bem distintas em cada embarcação, faz com que o tempo de permanência no terminal sofra grande variação. Nos dias de maior demanda, o tempo médio de espera para pedestre é de 1h e 1h30 para veículos (com variação um pouco maior em momentos de pico).

Em duas madrugadas (ida, do dia 9 para 10, e volta, de 12 para 13), a operação ocorreu 24 horas, com viagens bate-volta até que todo o fluxo fosse atendido. A Internacional Travessias Salvador, administradora do serviço, sinaliza, porém, que nos horários a partir das 22h e nas madrugadas, o movimento de veículos e pedestres acaba sendo menor do que a sua capacidade de atendimento. Através de divulgação direcionada e por meio do sistema de rádio utilizado nos terminais, a empresa busca alertar a população da existência destes horários alternativos, com o intuito de diluir a demanda e que o tempo de permanência em filas seja reduzido. O serviço Hora Marcada também é uma alternativa disponibilizada para os condutores de veículos. Para este feriado, a administradora ampliou os horários abrindo seis novos horários distribuídos em dois dias desta operação. Das 4.860 passagens disponibilizadas no período, foram vendidas 2.822, ou seja, 58%.

Houve um aumento de demanda de 55% para passageiros e de 53% para veículos. Operação teve viagens bate-volta (com média de 3 ferries por hora, na maior parte do tempo) e funcionou 24h por dois dias.

A compra de passagem pode ser feita nos terminais com dinheiro ou por meio dos cartões de crédito e débito. O sistema também conta com o serviço Hora Marcada, possibilitando o agendamento para a data e horário de preferência do cliente condutor de veículo. A disponibilidade de vagas nesta modalidade pode ser vista no site https://portalsits.internacionaltravessias.com.br, através do qual o pagamento pode ser feito nos cartões de débito e crédito. Para atender a dúvidas sobre o Hora Marcada, a Internacional Travessias Salvador, administradora do sistema, dispõe de uma Central de Atendimento ao Cliente (CAC), localizada no Terminal São Joaquim, aberta de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h (contatos: 71 3032-0475 e [email protected]).

 

Por Internacional Marítima

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