Data de Hoje
29 March 2024
Foto reprodução

Ferry-Boat transportou 127.875 passageiros, 32% a mais que o esperado em Feriado de 7 de Setembro

A Internacional Travessias Salvador divulga o balanço da operação especial montada para o Feriado da Independência, que compreende o período de 6 a 12 de setembro. Durante estes sete dias, foram transportados 17.035 veículos e 127.875 passageiros, o correspondente a um aumento de 10% e 32%, respectivamente, em relação ao volume registrado no mesmo período ano passado.

A empresa informa que a operação transcorreu com tranquilidade, e que, apesar do grande volume, o tempo médio de espera para pedestres foi de 1h e de 1h30 para veículos – exceto nos horários de pico muito específicos. Os dias de maior demanda foram: quarta-feira (6), quinta-feira (7) e sexta-feira (8) com fluxo de saída de Salvador; e no domingo (10) e segunda (11) com o movimento de retorno à capital.

Além de realizar viagens nos horários regulares (hora em hora), as embarcações disponibilizadas para esta operação fizeram viagens extras em todos os momentos de maior movimento – mantendo saídas a cada 30 minutos na maior parte do tempo, o equivalente a dois ferries por hora.Foram feitas 57 viagens extras, além das 262 oficiais, um total de 319 partidas, considerando os dois terminais, São Joaquim e Bom Despacho.

O sistema também fez viagens nas madrugadas de quarta (6 e 7/09) e de domingo para segunda (10 e 11/09). Porém, vale ressaltar que, apesar de disponibilizar as embarcações para atender a todos por 24h, houve momentos da madrugada em que o sistema não registrou demanda. De acordo com Peter Ude, diretor institucional da ITS, ao disponibilizar viagens durante a madrugada, a empresa visa ampliar a oferta de horários, propondo alternativa para aqueles que podem evitar os horários de grande volume de retorno do feriadão (na tarde e início da noite de domingo, por exemplo), contribuindo para o menor tempo de espera e a diminuição das filas.

Durante o período de atendimento ao movimento do feriadão, a ITS contou com o apoio de órgãos como a Transalvador, Corpo de Bombeiros, SAMU, Polícia Rodoviária, Polícia Militar e Polícia Civil, entre outros. Estas parcerias são importantes para assegurar mais tranquilidade e segurança para as milhares de pessoas que transitam nos terminais São Joaquim e Bom Despacho.