Data de Hoje
24 April 2024

Festa do Bonfim altera trânsito na Cidade Baixa a partir desta quarta (10)

Foto: Bruno Concha/Secom PMS 

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) preparou uma operação especial para uma das maiores festas populares da capital baiana, a Lavagem do Bonfim, que acontece nesta quinta-feira (11). As mudanças no tráfego de veículos visam garantir a segurança viária de quem vai participar dos festejos ao Senhor do Bonfim. Mais de 100 barreiras de trânsito serão instaladas ao longo da Cidade Baixa e 250 agentes da autarquia municipal vão atuar na operação montada para a festa.

As ações já acontecem a partir desta quarta-feira (10), devido ao transporte da imagem do Senhor do Bonfim, na véspera da lavagem. Será feita interdição progressiva do trânsito, a partir das 7h, entre a Igreja do Bonfim e a Ponta de Humaitá. A imagem vai transitar pelas seguintes vias: Rua Teodósio Rodrigues de Farias, Rua Plínio de Lima, Rua Rio São Francisco, Rua da Boa Viagem e Rua Monte Serrat (chegada no Píer da Ponta do Humaitá).

Já a partir das 11h, o trânsito será interditado progressivamente no bairro do Comércio, nas seguintes vias: Rampa do Mercado Modelo, Av. Lafayete Coutinho (até o 2º Distrito Naval) e Rua da Conceição da Praia (chegada na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia). A liberação das vias interditadas ocorrerá tão logo o serviço de limpeza seja concluído pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb).

Dia da Lavagem – As vias por onde passam o cortejo serão bloqueadas a partir das 6h da quinta-feira (11), entre os bairros do Comércio e do Bonfim. São elas a Praça Visconde de Cayru, Rua da Bélgica, Rua Miguel Calmon, Praça Almirante Riachuelo, Avenida Jequitaia, Avenida Frederico Pontes, Largo da Calçada, Rua Padre Antônio de Sá, Largo dos Mares, Avenida Fernandes da Cunha, Largo de Roma e Avenida Dendezeiros do Bonfim.

Além do trajeto do cortejo, outros trechos da Cidade Baixa terão alterações para a circulação e o estacionamento de veículos entre a quarta-feira (10) e o domingo (14), data de encerramento das festividades ao Senhor do Bonfim.

Circulação e estacionamento – O estacionamento de veículos será proibido a partir da meia-noite da quinta-feira (11) nas vias por onde o cortejo vai passar, na Rua Luiz Régis Pacheco (no lado direito, a partir da confluência com a Rua Vinte e Seis de Dezembro, direção final de linha do Uruguai, e a partir da confluência com a Rua Couceiros de Abreu, na direção Mares) e na Rua Boa Vista (no lado direito, na direção Rua Resende Costa).

Haverá proibição da circulação e do estacionamento de veículos, exceto aos liberados para participarem do cortejo, da 0h às 22h da quinta-feira (11) na Avenida Lafayette Coutinho (Contorno), em ambos os sentidos da via, no trecho compreendido entre a Rua da Gamboa de Cima e a Praça Visconde de Cayru, e na Rua da Conceição da Praia.

Ainda no dia da lavagem, das 5h às 21h, a circulação, estacionamento e parada de veículos serão proibidas em toda extensão da Ladeira da Água Brusca. Das 6h do dia 11 às 4h do dia seguinte e das 13h do dia 14 até as 4h do dia subsequente fica proibido estacionar e circular nas vias: Avenida Dendezeiros do Bonfim (altura da Rua Augusto Mendonça), Rua da Imperatriz (altura da Avenida Dendezeiros do Bonfim), Avenida Salvador (altura da Rua Duarte da Costa), Rua Duarte da Costa (altura da Avenida Salvador), Rua Guilherme Marback (altura da Rua Otávio Barreto), Rua Otávio Barreto (altura da Rua Guilherme Marback), Rua Visconde de Pedra Branca/Travasso de Fora (altura da Rua Henrique Dias), Rua Desembargador Ferreira Espinheira (altura da Rua Otávio Barreto), Ladeira do Bonfim, Praça Senhor do Bonfim, Praça Teodósio Rodrigues de Farias e Rua Plínio de Lima.

Das 8h da quinta-feira (11) às 4h do domingo (14) ocorrerá a proibição de circulação e estacionamento de qualquer veículo na Praça Senhor do Bonfim, Praça Teodósio Rodrigues de Farias, Praça Euzébio de Matos, Rua Porto da Lenha, Rua Visconde de Cabo Frio, Ladeira dos Romeiros, Ladeira Porto Bonfim e Rua Travasso do Meio.

Também no domingo (14) será instalada uma barreira seletiva no Largo do Bonfim, das 5h às 12h, além da proibição da circulação e estacionamento de veículos a partir do meio-dia. Já a partir das 16h ocorre a proibição de circulação, com liberação progressiva do tráfego nas vias: Largo dos Mares, Avenida Fernandes da Cunha, Praça Irmã Dulce, Avenida Dendezeiros do Bonfim, Ladeira do Bonfim e Largo do Bonfim.

Alteração de sentido – Na quinta-feira (11), a partir das 5h, o trecho entre a Praça Irmã Dulce, Rua Barão de Cotegipe e a Avenida Engenheiro Oscar Pontes (até o Moinho Salvador) terá tráfego com sentido duplo. Já às 6h, a Rua Luiz Régis Pacheco (a partir da confluência com a Rua 26 de Dezembro, na direção final de linha do Uruguai e a partir da confluência com a Rua Couceiros de Abreu, na direção Mares) e a Rua Boa Vista (na direção Rua Resende Costa) passarão a ter sentido único.

Das 6h do dia 11 às 4h do dia subsequente, e, das 13h do dia 14 até as 4h do dia subsequente, as vias Rua Augusto Mendonça e Rua Polidoro Bittencourt (sentido Dendezeiros / Boa Viagem), Rua Visconde de Caravelas (a partir do Largo do Papagaio) e Rua Henrique Dias (em toda extensão, no sentido Ribeira /Largo de Roma) passarão a ter sentido único.

Barreiras de trânsito – Para possibilitar a realização da festa, mais de 100 barreiras de trânsito fixas e móveis vão ser instaladas ao longo do trajeto, a partir das 19h da quarta-feira (10). A lista dos locais pode ser consultada no site http://transalvador.salvador.ba.gov.br.

Texto: Ascom/Transalvador